Páginas
▼
terça-feira, 23 de setembro de 2014
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Caminhada Religiosa reúne cerca de mil pessoas em Copacabana
Ministra Ideli Salvatti esteve na concentração do evento e pregou fim da intolerância religiosa
Regiane Jesus
Veja mais fotos da 7ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa
A ministra da Secretaria de Direitos
Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, compareceu à
concentração no Posto 6, ponto de partida da caminhada que seguiu até a
altura do Lido. “É importante demonstrar de forma clara que religião é a
cultura da paz, do amor. A gente precisa atuar cada vez mais para
eliminar a intolerância religiosa, e é importante mostrar que não existe
guerra religiosa e, sim, guerra de poder. A diversidade deve conviver
de forma harmoniosa, mas, infelizmente, nos últimos quatro anos,
recebemos 500 denúncias de casos de violação pelo disque 100”, diz a
ministra.
Com o slogan ‘caminhando a gente se
entende’, o evento reuniu representantes da umbanda, do candomblé,
espíritas, budistas, judeus, muçulmanos, entre outros. Adepta do
candomblé, Inês Teixeira, que é superintendente de Promoção da Igualdade
Racial do Município de Nilópolis, já sentiu o preconceito na pele.
“Muitas vezes me disseram que a minha
religião faz o mal. Essa discriminação deixa marcas profundas. Todos
devem ter o direito de professar a sua fé”, afirma.
Toja dos Reis é a prova de que as
religões podem conviver de forma harmoniosa. O bailarino e artista
plástico é, ao mesmo tempo, católico e seguidor de religião de matriz
africana. “Vou à missa e aprecio o candomblé. O importante é ter fé”,
acredita.
O judeu Jaime Salomão engrossa o
coro. “É importante o convívio entre pessoas de todas as religiões, só o
diálogo vence o radicalismo”, afirma.
Fonte: O Dia
Meio acadêmico deve mediar para superar conflitos
O meio acadêmico tem papel
importante a cumprir na mediação de acordos para solucionar conflitos
gerados por intolerância religiosa. Afirmação nesse sentido foi feita
pelo Babalawo Ivanir dos Santos, Interlocutor da Comissão de Combate à
Intolerância Religiosa (CCIR), na abertura do Congresso intitulado
História, Expernêcias Religiosas e Democracia, realizado no Instituto de
Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ).
Advertiu Ivanir dos Santos que os grupos
que pregam o ódio não são religiosos, e sim fascistas com objetivos
políticos e econômicos que estão provocando conflitos até entre
familiares. O Interlocutor da CCIR ressalva que a maior parte dos
evangélicos não age de forma odiosa. Acrescentou que há risco para a
liberdade de expressão e para todas as liberdades. Ivanir dos Santos
considera a situação como de retrocesso conservador.
Revista Lusófona de Ciências das Religiões
A Religião na sala de aula um debate sobre o Ensino Religioso para a proposição de uma área de conhecimento
Simpósio & Debates | |
Eulálio Avelino Pereira Figueira |
Eixos de formação para o ensino religioso – um estudo de caso sobre o objecto de estudo do ensino religioso | |
Adriana Dulcina Platt |
Anotações sobre religião e formação de professores | |
André Luiz Sena Mariano |
O ensino religioso em Franz Rosenzwieg | |
Maria Cristina Mariante Guarnieri |
O uso dos textos sagrados em ensino religioso. Algumas notas para não cair no discurso doutrinário | |
Rafael Rodrigues da Silva |
O campo religioso brasileiro: historiografia e religiosidade | |
Rafael Rodrigues da Silva |
Por que ensinar “Ensino Religioso” na Escola? | |
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira |
Perfil do professor de Ensino Religioso da Educação Infantil e Anos Iniciais | |
Silvana Fortaleza Santos |
Angústia, êxtase e revelação | |
Waldecy Tenório |
A contribuição, do ponto de vista do professor, da Revista Diálogo para o Ensino Religioso | |
Cláudia Regina Tavares Cardoso, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na Escola e na Formação do Professor | |
Claudino Gilz, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira |
Desafios do contexto histórico-legislativo da Formação do Professor do Ensino Religioso no Brasil | |
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Claudino Gilz, Edile Maria Fracaro Rodrigues, Rachel de Morais Borges Perobelli |
Porquê ensinar sobre Religião na sala de aula? | |
Eulálio Figueira |
O ensino religioso numa perspectiva solidária | |
Jacimera Maria Thimoteo dos Santos |
Filosofia da Religião em Os Demónios de Dostoiévski | |
Jacqueline Sakamoto |
Uma teologia inserida na Universidade | |
João Décio Passos |
Coerência entre ensino religioso e o estilo de vida do professor | |
Juarez Gomes |
Ethos e cultura no ensino religioso | |
Liliana Cláudia Seehaber, Miguel Longhi |
O Ser e o Fazer no ensino religioso | |
Marcos André Scussel |
Ensino religioso na educação infantil | |
Viviana Cristina Cândido |