Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Massacre de Colniza. Em Mato Grosso o campo jorra sangue, denuncia a Prelazia de São Félix do Araguaia

"Clamamos justiça e que os autores desses crimes sejam processados e punidos. A consequente impunidade no campo, fruto da omissão dos órgãos públicos, perpetua a violência", afirma a Prelazia de São Félix do Araguaia - MT, ao manifestar "sua dor, indignação e solidariedade com as famílias assassinadas na Gleba Taquaruçu, município de Colniza – MT, no dia 20 de abril".

Eis a nota.

A Prelazia de São Félix do Araguaia, em reunião com suas/seus agentes de pastoral, seu bispo dom Adriano Ciocca Vasino e o bispo emérito dom Pedro Casaldáliga, na cidade de São Félix do Araguaia - MT, manifesta sua dor, indignação e solidariedade com as famílias assassinadas na Gleba Taquaruçu, município de Colniza – MT, no dia 20 de abril.

Suprema Corte da Rússia bane Testemunhas de Jeová do país

Segundo a decisão, a denominação foi considerada uma "organização extremista", que agora terá de entregar todas as suas propriedades para o Estado - são pelo menos 395 templos espalhados pelo território russo.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

A ascensão do pentecostalismo: da religião à política. Entrevista especial com Christina Vital


Assista ao vídeo da conferência Cultura pentecostal no Brasil contemporâneo: periferias urbanas em foco, proferida por Christina Vital, em 03-04-2017.


O crescimento do pentecostalismo é um fenômeno que se expande para além da religião: ele “cresce ao mesmo tempo na base social e em espaços de poder, como mídia e cargos eletivos nacionais, estaduais e municipais”, diz a socióloga Christina Vital à IHU On-Line, na entrevista a seguir, concedida por e-mail. Um exemplo “bem-sucedido” dessa expansão na política, aponta, foi a vitória de Marcelo Crivella nas eleições municipais do Rio de Janeiro. “Quando Crivella foi eleito, a grande repercussão na mídia enfatizava aquela como uma vitória de sua denominação de origem. Mas não é esse o ponto: ele ganhou não por ser evangélico, mas porque fez inúmeras alianças na sociedade e tinha uma fala que contemplava anseios sociais. Teve alta votação em periferias, mas também ganhou em bairros da Zona Sul, como em Ipanema”, relata. Contudo, frisa, ainda é cedo para avaliar “em que medida o elemento religioso faz diferença nesse âmbito da gestão pública, porque o fato de a pessoa ter uma vinculação religiosa não necessariamente implica um atravessamento religioso institucional”.

domingo, 16 de abril de 2017

Susipe debate intolerância sexual e religiosa nos presídios


Representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estiveram reunidos com o titular da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), coronel André Cunha, para apresentar o projeto “Direitos Humanos em Cena no Sistema Penitenciário: disseminando informações através da arte cinematográfica para o enfrentamento às violações de direitos humanos”, vinculado à Sejudh. A reunião foi realizada na última segunda-feira (10), no prédio-sede da Susipe.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Revista de Interpretação Bíblica de 2017 já está disponível para assinatura

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Ribla

A Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana (RIBLA), editada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, está disponível para a assinatura de 2017.

A Editora Metodista publica três exemplares da revista por ano. Lançada em 1988, a RIBLA tem sido uma persistente voz que se lança desde a experiência de fé e luta das comunidades da América Latina e Caribe.

Saiba mais e faça sua assinatura