Páginas

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Religiões por Democracia: Diretas Já!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5f6urtqtZy4o958RrWzTR9xe9mlBud_ZgPtXyyp3hp-WFkg/viewform
O silêncio, a neutralidade e a ausência de reflexão não são opções para as pessoas que têm fé, em especial quando a vida dos pobres é agredida.
Por essa razão, nós do FEBrasil e da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito anunciamos a todas e todos que aqui assinamos o compromisso com:
• Eleições Direitas Já em 2017, e que sejam Eleições Gerais para evitar arranjos que excluam a maioria do povo dos rumos da Nação e para reinstituir as bases legítimas da nossa Democracia;
• A tarefa explícita de qualquer novo dirigente eleito de submeter a referendo popular todas as reformas feitas e de impedir as que estiverem em curso, que ocorreram sem ampla participação da sociedade e sem legitimidade;
• A exigência de empenho político público de qualquer governante eleito com eleições, em 2018, para uma Assembleia Nacional Constituinte autônoma do Congresso Nacional, de modo a que possamos repactuar nosso presente e futuro, principalmente reformando as estruturas políticas de representação no País.
• O empenho contra todos e todas parlamentares eleitos em nome da fé, que compuseram de forma fundamentalista e capitalista a base política de aliados do governo ilegítimo para a condução de tantas atrocidades contra o povo;
Pela Dignidade! Pela Reforma do Sistema Político! Pela Democracia!
 
Está conosco? Você pode aderir à causa, assinando o documento disponível emhttp://bit.ly/2riiylc.

A CESE apoia!
Você pode aderir à causa, assinando o documento disponível em: http://bit.ly/2riiylc
O CEBI também integra o FEBrasil, e reafirma o posicionamento da nota.

Comenda Mãe Doca 2017


O Instituto Ramagem estará presente na Assembleia Legislativa do Pará neste dias de celebração das religiões de matrizes africanas.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Livro Religião e Política disponível em PDF

https://br.boell.org/sites/default/files/livro_religiao_e_politica_27_03.pdfA publicação registra um amplo estudo sobre as eleições 2014, estabelecendo como eixo as candidaturas de Pastor Everaldo (PSC) a presidente, além de Marcelo Crivella (PRB) e Anthony Garotinho (PP) a governador do Rio de Janeiro. O estudo foi desenvolvido pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) em parceria com a Fundação Heinrich Böll (HBS). O objetivo principal da pesquisa é detectar quais são os projetos políticos estabelecidos, especialmente, por determinados agrupamentos religiosos evangélicos.

Comunicado – Corte Interamericana condena Brasil pela impunidade nos crimes das chacinas em Nova Brasília, no Complexo do Alemão, e determina a implementação de medidas para efetividade do controle externo das polícias

A Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA divulgou no final da tarde desta sexta (11) sentença que condena o Estado brasileiro, atribuindo responsabilidade internacional, pela não garantia de realização de justiça no Caso Cosme Rosa Genoveva e outros v. Brasil (conhecido como caso das chacinas de “Nova Brasília”).

As chacinas aconteceram em outubro de 1994 e maio 1995, em meio a incursões policiais no Complexo do Alemão, e resultaram na morte de 26 jovens e na tortura e violência sexual de três meninas, duas menores de idade à época, todas perpetradas por agentes de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

Na sentença, a Corte determina que as investigações da chacina de 1994 seja conduzida de forma eficaz e que se inicie ou reative a investigação da chacina ocorrida em 1995, com o pleno acesso e a capacidade de agir dos familiares em todas as etapas.

Uma das decisões mais importantes da sentença foi o reconhecimento da ausência de investigação dos crimes de violência sexual, agravada por terem sido praticados por agentes do Estado, caracterizando uma forma de tortura. Apontou obrigações específicas para realização das investigações, que devem ser efetivadas por funcionários capacitados em casos similares e em atenção a vítimas de discriminação e violência de gênero.

Carta de Tarapoto resume Fórum Social Panamazônico

El VIII Foro Social Panamazónico, realizado entre el 28 de abril y el 1 de mayo de 2017 en Tarapoto, Perú, produjo, como fruto de sus reflexiones y debates colectivos, protagonizados por las diversas organizaciones, movimientos y redes de la panamazonía participantes, así como por todo el proceso previo de casi año y medio de trabajos, este documento que constituye una hoja de ruta para las luchas de resistencia, propuesta y cambio para preservar la panamazonía andina en el marco de un nuevo orden civilizatorio.

BAIXE AQUI A CARTA DE TARAPOTO (2mayo2017)

English Tarapoto Charter

Français Charte de Tarapoto

Shipibo Tarapoto inoa kirika wisha