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segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Um mapa da produção científica do Ensino Religioso no Brasil

http://ipfer.com.br/gper/wp-content/uploads/sites/2/2018/01/LIVRO-PRODUCAO-CIENTIFICA.pdf
 
O mapa da produção científica do Ensino Religioso no Brasil, coordenado pelo o Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), constitui-se num importante e inestimável legado para o Ensino Religioso no país, sendo fruto de sua larga e reconhecida experiência na área de Religião e Educação com foco e enfoque no Ensino Religioso.
O mapeamento constitui-se em minuciosa e criteriosa documentação acerca do “estado do conhecimento” da área do Ensino Religioso no Brasil, registrando sob diferentes perspectivas a sua configuração no contexto da atual legislação educacional, sobretudo a partir da Lei 9475/97 que deu nova redação ao Artigo 33 da LDB e seus desdobramentos em termos de sua implementação nos sistemas de ensino, tanto no tocante ao seu amparo legal como também em termos de sua definição curricular com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e de diferentes referenciais curriculares e materiais didáticos daí decorrentes, bem como em termos de formação docente específica por meio da implantação de Cursos de Ciências da Religião com habilitação para o Ensino Religioso.
 
Acesse o livro – LIVRO – PRODUCAO CIENTIFICA


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sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Cartilha “Liberdade Religiosa e Direitos Humanos”

http://www.uff.br/sites/default/files/informes/cartilha_liberdade_religiosa_download.pdf

A Universidade Federal Fluminense, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e com apoio da Fundação Cultural Palmares, se engajou a partir do ano de 2016 na promoção de ações de combate à intolerância religiosa, nas quais atuam alunos, professores e técnico-administrativos em relação dialógica com segmentos da sociedade civil organizada.

A UFF disponibiliza agora para a sociedade a cartilha “Liberdade Religiosa e Direitos Humanos”, produzida pela equipe que atuou na ação entre 2016 e 2017, com uma tiragem inicial de 1.000 exemplares. Desenvolvida em conjunto com o Centro de Promoção da Liberdade Religiosa & Direitos Humanos (CEPLIR), a cartilha tem como objetivo esclarecer o que é Intolerância Religiosa por meio da contextualização histórica, sociológica e política da formação cultural e étnica brasileira.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A XIX edição do curso avançado em estudos étnico-raciais será em Macapá, de 04 a 15 de julho de 2018

A XIX edição do curso avançado em estudos étnico-raciais – Fábrica de Ideias – ocorrerá, pela primeira vez no extremo norte do país, na cidade de Macapá/AP. Trata-se de um novo desafio desse curso avançado, que será possível graças a uma parceria entre Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (Pósafro-UFBA), que já levou o Fábrica de Ideias a Salvador, Rio de Janeiro, São Luís e Lisboa, com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira (PPGEF), ambos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Se associaram a eles nessa empreitada diferentes núcleos de pesquisa dessa universidade (em especial, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UNIFAP) e da Universidade Estadual do Amapá, e os já consolidados Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, Programa em Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A partir da associação desse conjunto de IES do Brasil (UFBAUNIFAP, UEAPUNICAMP), com o apoio da Capes e Governo do Estado do Amapá, a edição 2018 do curso se realizará entre os dias 04 e 15 de julho.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Instituto Ramagem acompanha o IV Encontro de Professsores/as de Ensino Religioso do Estado do Pará

Mesa de abertura
O evento está sendo realizado no auditório do Instituto de Ciência Jurídica da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2018. Há uma representação significativa de profissionais da área das ciências da religião de outros estados, além do Pará, como Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo. A organização é da Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará (ACREPA).
Busca-se elaborar a proposta curricular do Ensino Religioso para a Educação Básica do Estado do Pará, com base na Ciência da Religião e na Base Curricular Comum Nacional (BNCC), além de propor a criação de um Fórum Regional com a finalidade de promover debates sobre Ciência da Religião e Ensino Religioso no Norte do país.
Na manhã do primeiro dia, o professor Walter Júnior, da comissão da BNCC da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), relatou o processo de criação das diretrizes curriculares em âmbito estadual para ministração dos conteúdos do Ensino Religioso. A SEDUC demonstrou abertura em debater as propostas levantadas para implementação na Rede Estadual.
Prof. doutorando Matheus Costa
Em seguida, o professor doutorando Matheus Oliva da Costa abordou a necessidade de se utilizar as ferramentas acadêmicas das ciências da religião para fundamentar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, afastando-se de métodos "moralistas" ou que partam da ideia inicial da existência do "transcendente". Pois, na sua proposta, deve-se buscar metodologias científicas específicas das ciências da religião.  Desta forma, pode-se observar a manifestação cultural das religiões, com interdisciplinaridade de conteúdos das outras áreas do conhecimento.

Texto e fotos: Instituto Ramagem

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Baixe o livro Diversidade e o campo da educação – diálogos sobre (in) tolerância religiosa – UNIFAP

Dentre os muitos desafios sociais da nova era está o da superação das mais diversas formas de intolerância. O tema foi posto em debate nas Ciências humanas e Sociais Aplicadas e tem alcançado espaço problematizador na sociedade, quando envolve questões políticas, de gênero, de raça, de orientação sexual e, com reflexos ampliados, na religião.
A humanidade, caracterizada hoje pelo individualismo e perfil homogeneizado, ofende e fragiliza ela própria ao negar a variedade e a complexidade do ser, do sentir, do crer e das inesgotáveis possibilidades de se transformar. Assim, a prática de desrespeito às muitas formas de crença, mina um direito fundamental do ser humano: a liberdade.
Um dos caminhos para garantir o direito à liberdade é o da Educação, por meio da produção do conhecimento, da ciência. É nesse contexto, portanto, que nasce o presente livro “Diversidade e o campo da educação – diálogos sobre (in) tolerância religiosa ”, fruto de problematizações levantadas no âmbito do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, ofertada pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, com o apoio do Ministério da Educação.
A obra, que possui a participação de docentes pesquisadores de universidades brasileiras e da Associação de Ensino Religioso do Amapá, apresenta oito artigos distribuídos entre as temáticas do ensino religioso, sob vários olhares.

Livro – LIVRO – DIALOGOS SOBRE INTOLERANCIA

 
 
Fonte: IPFER