quinta-feira, 10 de março de 2016

O entorno de Brasília registra mais um ataque de intolerância religiosa


A Fundação Cultural Palmares nesta quarta-feira (09), recebeu denúncia de mais um ato de intolerância religiosa praticado contra o Centro Espírita Afro-Brasileiro Ilé Axé Iemanjá Ogum Té, de Mãe Noêmia Ferreira, localizado em Valparaíso, Goiás. Segundo a Procuradoria Federal, que atua junto à Fundação Cultural Palmares e representantes do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira que estiveram presentes no local, o terreiro foi invadido e completamente depredado.

A Yalorixá Noêmia relatou que a ação ocorreu na madrugada do dia 08 (terça-feira) deste mês em sua ausência. Árvores sagradas e a flora mantida foram destruídas, bem como os altares, as Casas dos Santos onde os objetos sagrados estavam dispostos. Os autores do delito ainda não foram identificados.

Acompanhados pela Fundação Cultural Palmares, os denunciantes registraram o Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Valparaíso/GO. Onde foram prontamente recebidos pelo delegado-chefe e sua equipe. O Ministério Público do Estado de Goiás foi notificado, na pessoa do promotor de justiça do Estado de Goiás, Dr. Daniel Fonseca, que já está dando assistência e apoio ao caso. A perícia foi realizada nesta tarde.

Desde agosto de 2015, casas, barracões e terreiros de matriz africana vêm sendo sistematicamente atacados no Entorno de Brasília, no Estado de Goiás. Em especial nas cidades de Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas. De acordo com a Yalorixá e zeladora de Santo Mãe Bahiana, repetem-se pela sétima vez nos últimos oito meses ataques como esse que se caracterizam como crime de intolerância religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário