terça-feira, 25 de novembro de 2025

De mim para mim mesmo - Bolsonaro preso

Belém, 22 de novembro de 2025


Obra: Solo Fecundo
Artista: Regina Marcon*

Para o Tony de 28 de outubro de 2018,

Mano, eu sei que estás triste e preocupado devido à eleição do energúmeno.

E ainda nem sabes que a irresponsabilidade desse governo vai provocar milhares de mortes numa pandemia de Covid que virá em 2020.

Bem, quatro anos depois de tantos vexames públicos e incompetência o (des)governo não conseguirá se releger. O energúmeno ficará ridiculamente chorando pelos cantos. E, daí, planejará um golpe. Mas não terá êxito.

Ele e uma corja de militares frouxos serão condenados à prisão por conspirarem contra a democracia.

Sabe aqueles teus conhecidos que eram bolsonaristas? Tu vais sentir um prazer inenarrável na vergonha que eles passarão. Entretando, alguns ainda viverão por aí espalhando fake news no zapzap, cada vez mais desprendidos da realidade. Outros, constrangidos, dirão que são neutros ou que detestam política, tentando encobrir seu ódio contra as minorias e a sua "alergia" ao conhecimento com uma argumentação sem lógica, fundamentalista cristã e anticientífica.

Ao saber que o Bolsonaro foi preso hoje, dia 22 de novembro de 2025, pois trata-se de um bandido perigoso, covarde e fujão, lembrei de ti e do teu semblante de preocupação aí em 2018, sem saber que a capacidade de fazer o mal daquela turma que ascenderia ao poder era muito maior do que tu poderias imaginar. Eles pagarão o preço por toda injustiça que promoveram! Sem anistia!

Obrigado, meu caro Tony do passado, por permaneceres na resistência em solidariedade com as causas populares, afrontando os fascistas em todos os espaços de tua atuação (principalmente na escola onde traabalhas, retrucando uma meia-dúzia de 3 ou 4 professores bolsonaristas que não se furtavam em falar asneira a qualquer tempo).

Aprendi contigo, meu camarada, que por ternura, política e espiritualidade, devo sempre me aliar às pessoas que não se omitem, que acolhem quem sofre e desafiam o sistema-mundo e não tardar em dizer foda-se para aquelas que são reacionárias, que exalam podridão disfarçada de opinião contra cotas raciais, garantias sociais e direitos LGBTQIAPN+. E que, para distinguir bem umas das outras, devo fazer mais leituras e ver menos reels. Valeu pela dica!

Enfim, saiba que continuo cantando com o Gonzaguinha: 

"Eu apenas queria que você soubesse / Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada / Não ficou no tempo, presa na poeira".

Deixo aqui um abraço forte,

Tony do presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário