quarta-feira, 15 de março de 2023

Ex-deputado Wladimir Costa é condenado por racismo religioso


Neste 14 de março de 2023, o ex-deputado federal do Pará Wladimir Costa foi condenado pelo Tribunal da Justiça do Pará (TJPA) pelos crimes previsto no artigo 20, § 2º, da lei nº 7.716/89, ou seja, "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

Sua ação criminosa ocorreu no dia 02 de novembro de 2019, na Avenida Centenário, em Belém/PA, quando parou de carro para recolher do canteiro uma cesta de frutas, sabendo tratar-se de uma oferenda de religião de matriz africana. As oferendas ou despachos são ações cerimoniais, ofertas das pessoas às entidades/divindades dos cultos de tradições afrorreligiosas.

Após violar a oferenda, Wladimir Costa a levou consigo no carro, com a ajuda do amigo Murilo Ferreira, que dirigia, iniciando a gravação de vídeos ofensivos aos povos de santo ou de terreiro, com a associação de suas práticas ao mal. Interessante é que no processo, Ferreira testemunha que não viu nenhum problema ou desrespeito no comportamento criminoso do ex-deputado, apenas observou que por ser "evangélico" não achava adequado consumir as frutas ou permitir que a cesta entrasse no seu carro.

A pena estipulada pela juíza Sandra Maria Ferreira Castelo Branco, da 10ª Vara Criminal de Belém - TJPA, é de prestação de serviços à comunidade e pagamento de 10 salários mínimos à entidade social escolhida pelo juízo da execução.

Vale o registro da valorosa contribuição para esta vitória na justiça de Mametu Nangetu e do Babalorixá Edson Catendê, que com os seus testemunhos em juízo demonstraram com fatos e argumentos o quanto a atitude delinquente do réu foi lesiva aos povos tradicionais de matriz africana.

Para que quiser ver a íntegra da sentença, clique no link de consulta ao processo do TJPA: https://consultas.tjpa.jus.br/consultaunificada/consulta/principal#

O nº do processo é 0810265-90.2021.8.14.0401

sexta-feira, 10 de março de 2023

Convite: Roda de conversa sobre Racismo Religioso no Brasil


No dia 14 de março, às 17h, o Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia e pela Clínica de Atenção à Violência promoverá a 
Roda de conversa sobre Racismo Religioso no Brasil.

O evento contará com a exibição do curta-metragem "Os caminhos de Xangô – a resistência das religiões afro-brasileiras" e com uma roda de conversa com a professora Ana Paula Miranda (UFF) e com o advogado e babalorixá Edson Catendê.

Inscrições: https://www.even3.com.br/racismoreligioso/

Data: 14/03/2023
Hora: 17h
Local: Auditório Hailton Correa - ICJ/UFPA - Campus do Guamá - Belém/PA.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Professora Giovana Ferreira-Vilhena apresenta pesquisa sobre religião e gênero


No XI Seminário de Integração Científica (SIC) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em 14/02/23, a professora Giovana dos Anjos Ferreira Vilhena expôs sua pesquisa de mestrado que investiga a organização e atuação da Rede de Mulheres Negras Evangélicas no Brasil.
A professora é Cientista da Religião, docente efetiva de Ensino Religioso na Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas/PA, é militante do movimento negro e coordenadora do Instituto Ramagem.
Na sua pesquisa é realizada uma netnografia da Rede, ou seja, analisa nas redes sociais na internet as formas de interação e as motivações que mobilizam mulheres pretas de igrejas evangélicas, sobretudo, no contexto da pandemia da Covid-19.
Neste corte que apresentamos aqui, fica a provação de uma reflexão sobre um tema tão atual e com raras abordagens científicas. É de se esperar uma futura publicação de livro. 

Mametu Nangetu participa do Encontro da Nova Consciência 2023



Em sua 32ª edição, ocorrendo de 16 a 21 de fevereiro com transmissões ao vivo pelo Youtube, o Encontro da Nova Consciência contará com a participação da sacerdotisa afrorreligiosa Mametu Nangetu, de Belém do Pará, que também compõe o Comitê Inter-Religioso do Pará e é referência nacional na luta contra o racismo religioso.

Vamos acompanhar esta importante roda de diálogo e saberes que acontecerá na segunda-feira, dia 20/02, às 16h, com o tema "O respeito e a reverência ao Sagrado podem unir e reconciliar as diferenças", em mesa virtual composta por:
- Mãe Leila Lima (DF), (Umbanda - Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino – OICD/URI Brasília);
- Mam'eto Nangetu (PA) (Mansu Mansumbandu Keke Neta - Candomblé Angola);
- Mam'etu Zaze Leuacy (DF), (Abassá de Iansã - Candomblé Nação Angola);
- Iyá Lúcia Omidewá (PB) (Ilê Axé Opô Omidewá - Candomblé Ketu).


Saiba mais sobre o evento aqui no site do Nova Consciência.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Feliz ano velho: SEDUC tenta iniciar o ano letivo 2023 sem estrutura e sem professores/as.

 
Um local com paredes, quadro, mesas e carteiras escolares não se torna uma escola por si, mesmo que receba nome, CNPJ e seja inaugurada com pompas por um engravato cercado de bajuladores e incompetentes a aplaudir. Não, isso não tem poder para gerar uma escola.

Pra ser escola precisa de gente, comunidade, relações humanas que se dão no encontro, nas diferenças e até mesmo divergências. E isso não se dá no tempo-cronômetro nem com pessoas-números, mas sim no tempo-história, onde figurantes se tornam protagonistas da própria cidadania, e com pessoas-humanas, ou seja, sujeitos, gente com aspirações, sentimento e sentido.

Neste dia 13 de fevereiro de 2023, quando se inicia ou deveria se iniciar o ano letivo da rede estadual do Pará, a comunidade da EEEM. Cecília Meireles, tendo a frente sua diretora profa. Rozete de Moraes, ministra sua aula inaugural coletivamente com maestria, acolhendo os/as estudantes e abrindo um canal de diálogo sobre o estado da educação pública, com ênfase no caos que ocorre no município de Parauapebas. Logo, erra quem diz que não está tendo aula ou que as aulas foram suspensas. Pois, está ocorrendo aula sim, uma super aula pública de cidadania, de luta por direitos, de Política (isso mesmo, com o P maiúsculo).

É um absurdo que o governo do Estado tenha comprado um prédio imenso e criado uma nova escola, mas, por incompetência da gestão superior da SEDUC, ainda haja confusão e falta de vagas para o Ensino Médio na cidade. São dezenas de denúncias no Ministério Público do Estado do Pará, mas, lamentavelmente, sem uma resposta satisfatória da SEDUC.

Outro problema é a falta de professores/as. São vários documentos enviados para a Sede clamando para que se resolva o problema de escolas sem aulas. Por exemplo, Filosofia. Em todas as escolas de Parauapebas há falta de professor/a de Filosofia em pelo menos um turno porque o setor que gerencia o PSS (CPSP - Coordenadoria de Promoção e Seleção de Pessoal), por mero capricho burocrático, não habilitou as pessoas que têm direito, que foram aprovadas no seletivo e que apresentaram a documentação corretamente.

Ainda bem que superamos a educação tradicional, senão, nesta sala de aula da vida real que a escola Cecília Meireles promove com sua resistência, veríamos envergonhados e de castigo no canto da sala usando o chapéu com orelhas de burro o governo do Estado e a gestão superior da SEDUC (a passada e a atual). 

Abaixo, o vídeo da diretora Rozete de Moraes para o governador Helder Barbalho.


Prof. Tony Vilhena - Cientista Político

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

MST/PA lança a cartilha Resistir com Fé em Seminário com evangélicos/as


Culto de louvor e adoração

De 08 a 10 de dezembro de 2022, no Instituto de Agroecologia Latino-Americano Amazônico - IALA, no Assentamento Palmares II, em Parauapebas/PA, irmãos e irmãs das diversas denominações evangélicas presentes nos acampamentos e assentamentos coordenados pelo Movimento Sem Terra (MST) participaram do Seminário Estadual Resistir com Fé, promovido pelo IALA Amazônico, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e o MST.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento da Cartilha Resistir com Fé: Evangélicos e Trabalho de Base, produzida pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.

Como explicou uma das organizadoras da cartilha, a teóloga Angélica Tostes, em vídeo enviado, o objetivo é superar algumas dificuldades no diálogo entre os movimentos sociais e as pessoas de fé evangélica, ampliando as possibilidades de articulações da classe trabalhadora.

Durante o encontro, muitas pessoas testemunharam que esta era a "primeira vez" que o Movimento olhava as Igrejas Evangélicas e seus membros com a dedicação de "entendê-los" em sua pluralidade de formas organizativas e modos de contribuição na luta pela terra. Este primeiro encontro é fruto de uma iniciativa a nível nacional do MST com a intenção de articular a presença e a importância das comunidades evangélicas e suas lideranças nas lutas populares em defesa do território e da comunidade.

Sob a coordenação do sociólogo Eldenilson Monteiro, o Pipoca, da direção estadual do MST/PA, as representações elaboraram uma cartografia da presença evangélica nos acampamentos e assentamentos. Nas apresentações dos grupos de trabalho, revelou-se a grande contribuição das igrejas no cotidiano local dos territórios ocupados.

Mereceu destaque o culto de louvor, ocorrido na noite da sexta-feira, 09/12, com apresentações de cantores/as de música golpel, leituras bíblicas e a ministração da palavra do Senhor. Entre as lideranças religiosas, registra-se que os pastores Guedison Santos e Manoel Brandão, que também são do MST, estiveram integralmente presentes na assessoria do evento.

Após estudo da cartilha, trabalho comunitário na terra para a produção de mudas do  Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, debates em grupos, decidiu-se por propor a criação do "Coletivo de Evangélicos/as do MST Pr. Martin Luther King", com a tarefa de manter os vínculos de quem participou, ampliar a chegada de mais pessoas ao grupo, produzir materiais de estudo, mirando a igualdade de gênero e a inclusão da juventude, e promover o Encontro Estadual Resistir com Fé para o próximo ano.

A diaconisa Polliane Soares, do acampamento Helenira Rezende - Marabá/PA, contou que "quando se iniciou o debate de organizar este encontro, tudo começou com muita dúvida, receio, de como construir o diálogo com um setor tão diverso?". Mas, ao final, percebeu-se que o encontro gerou uma motivação diferente. "Chegou o momento de irmos para nossos acampamentos, assentamentos, bairros, não da forma que nós chegamos aqui", finalizou a diaconisa Polliane.

Fotos do eventos:








Pr. Jackson Soeiro e Pra. Daniele Soeiro
Comunidade Evangélica Torrente do Norte


Informações de Giovana Vilhena e Tony Vilhena - Instituto Ramagem

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

ISER realiza o VI Encontro Fé no Clima

Evento promovido no dia 30 de novembro pelo Instituto de Estudos da Religião - ISER, no Rio de Janeiro, contou com a presença de diversas lideranças religiosas.
  
Foto: Rev. Marcos Barros/WhatsApp

Rev. Marcos Barros
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocese na Amazônia

Estamos neste Encontro, Pr. Ariovaldo Ramos, Pr. Henrique Vieira, Monge Marcelo Barros, Rabino Nilton Boner, Val Mundurucu, Mirin Tupi-guarani, Mameto Nangetu, Lama do Budismo Tibetano e outras lideranças religiosas de várias tradições para discutirmos o nosso papel enquanto religiosos(as) diante do drama urgente que o Planeta sofre.

É sempre favorável quando pessoas religiosas de várias matizes diferentes se unem no respeito à outra como representante de Deus e em defesa da vida, e em especial quando são jovens.

E o Fé no Clima é realizado em sua maioria por jovens de várias religiões diferentes que se admiram e se apoiam.



Conheça o movimento Fé no Clima


A iniciativa Fé no Clima tem como missão reunir e engajar lideranças religiosas para conscientização de suas comunidades de fé no enfrentamento à crise climática. Fazemos isso por meio do diálogo entre cientistas, religiosos, ambientalistas e representantes de povos originários, com objetivos de adaptação, resiliência e justiça climática.
Saiba mais e participe: https://fenoclima.org.br/