quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ÓKÉ ARÓ - Outdoor colado em Salvador em comemoração a posse da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi que ocupará a cadeira de número 33

Outdoor criado pela Maria Comunicação 
ÓKÉ ARÓ - Outdoor colado em Salvador em comemoração a posse da Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi que ocupará a cadeira de número 33.
A yalorixá Stella de Oxóssi, a Mãe Stella que comanda o terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, será empossada como a mais nova integrante da Academia de Letras da Bahia, em cerimônia que acontece no próximo dia 12 de setembro, às 20h, na sede da entidade, no Palacete Góes Calmon (Nazaré).

Mãe Stella ocupará a cadeira de número 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves e que teve como último ocupante o historiador Ubiratan Castro de Araújo. A saudação à nova acadêmica será feita pela escritora Myriam Fraga.
 
Stella de Oxóssi, Maria Stella de Azevedo Santos, é graduada em enfermagem e nasceu em 1925, em Salvador. Ela é a quinta yalorixá a ocupar o comando do Opô Afonjá, que foi fundado em 1910. É autora de diversas obras sobre o Candomblé e também de ficção infanto-juvenil inspirada em lendas e contos africanos, como o livro Epé-Laiyé – Terra Viva, que conta a história de uma árvore que ganha pernas e segue em uma jornada para conscientizar as pessoas para a preservação do meio ambiente. A yalorixá também escreveu Owé – Provérbios, Osósí – O caçador de alegrias e Meu tempo é agora, entre outros.
 
Assinam a peça: A Sociedade Cruz Santa do Axê Opô Afonjá, Academia de Letras da Bahia, Instituto Maria Preta e a Maria Comunicação.
 
A criação é da Maria Comunicação 
Foto de Almir Bidilatti.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário