quarta-feira, 30 de abril de 2014

Campos da fé

A fé entra em todos os campos da convivência humana. Desde o futebol, que revela às atentas lentes fotográficas dos repórteres as mais originais cenas instantâneas de confiança no sagrado até as manifestações dos ethos perenes de cada povo. Ethos que emergem na cultura brasileira, no campo das lutas históricas dos povos africanos e indígenas, pela defesa de seus patrimônios imateriais culturais e religiosos.
O Ensino Religioso, componente de direito da educação integral e cidadã, pode ser a maior das lentes por onde a escola vai expandir o seu campo de visão sobre a sociedade de múltiplas pertenças, identidades e crenças. Um olhar que abrange muitos campos, tanto o do realismo transformador, como o do simbolismo poético, na construção de novas mensagens imortais produzidas pelos pequenos príncipes e as inovadoras princesas da geração aprendente.
Materializada em formas culturais em todos os campos da vida, a fé, como objeto de conhecimento do Ensino Religioso, pode ser pesquisada, refletida, estudada e compreendida, tendo como ponto de apoio qualquer evento da sociedade. E um dos mais grandiosos em todos os campos é a Copa do Mundo de Futebol, que pode inspirar instigantes aulas interdisciplinares.

Para saber mais, assine a Revista Diálogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário