segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uepa tem laboratório de investigação dos fenômenos religiosos

Além de formar pesquisadores para atuarem na região norte e em outras regiões do país, o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Religião e Cultura (Liprec) vai promover eventos científicos visando a socialização e divulgação das pesquisas produzidas.
Investigar as formas culturais que dão expressão a religião, como a literatura, as artes visuais, a memória individual ou coletiva e as narrativas orais ou escritas é o objetivo do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Religião e Cultura (Liprec) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O laboratório é formado por professores e estudantes das diversas áreas de conhecimento da Universidade. 
 
O Liprec surgiu a partir do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura, com a necessidade de fazer pesquisa de assuntos a serem investigados em conjunto. “O laboratório nasce com o objetivo de ter pautas comuns de investigação, ou seja, nós teremos vários pesquisadores que gravitarão em torno de pesquisas comuns. Então essa é a diferença básica entre o laboratório e o grupo de pesquisa, ter pautas em comum e não individuas”, explica o coordenador do laboratório, professor Douglas Rodrigues. 
 
A complexidade das religiões e as diversas conexões com a cultura humana justificam a interdisciplinaridade do Laboratório. Além da ciência da religião, pesquisadores das áreas de filosofia, antropologia e história estão inseridos nos temas de investigação. No próximo ano, as pesquisas do Liprec estarão voltadas para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil. 
 
“A gente entende que existe uma necessidade de atualização das pesquisas em torno do Círio. A religião é uma coisa flutuante, ela muda o tempo topo, e qualquer perspectiva de estudo da religião passa por uma obsolescência muito rápida porque a religião muda o tempo todo, ela se transforma”, ressalta o professor. A expectativa é que as pesquisas se transformem em um observatório permanente do Círio de Nazaré. 
 
Além da festividade católica, o Liprec deve ter como pauta a construção de uma cartografia religiosa do Pará, devido a formação multicultural das religiões do estado do Pará. “Temos desde as expressões católicas voltadas as romarias até a pajelança cabocla e aquelas de matriz africana, e há uma variação da presença dessas expressões religiosas de acordo com a as regiões do Estado”, destaca o coordenador do laboratório. 
 
Formar pesquisadores para atuarem na região norte e em outras regiões do país já são algumas ações do Liprec, além de promover eventos científicos visando a socialização e divulgação das pesquisas produzidas. A equipe conta com cinco professores e cinco estudantes da Universidade. O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Religião e Cultura (Liprec) fica localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, no bairro do Telégrafo, em Belém. 
 
Texto: Igor Pereira
Foto: Mácio Ferreira
Fonte: Site da UEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário