terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ato pede tolerância religiosa

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas participou na manhã de ontem, na praça Batista Campos, do 7º Ato Contra a Intolerância Religiosa. Estiveram presentes lideranças religiosas cristãs, afro-religiosos, wiccas, hare krishnas, druidas, esotéricos, entre outros.
O ato foi organizado pelo Comitê Interreligioso do Estado do Pará. “Queremos uma cultura de paz, onde cada um seja respeitado e respeite a cultura do outro. No dia 12, dia do aniversário de Belém, sofremos uma grande violência e intolerância religiosa”, denunciou Mãe Nangetu. “Estamos aqui pelo respeito à diversidade religiosa e não queremos a intolerância. Vários grupos estão reunidos aqui hoje”, acrescentou.
O grupo deu uma volta na praça cantando músicas religiosas e discursando contra a intolerância. O ato também foi uma forma de marcar os 400 anos de aniversário da cidade de Belém e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído no 21 de janeiro pela Presidência da República, com a Lei 11.635, em 27 de dezembro de 2007.
Um dos objetivos da manifestação foi chamar a população paraense para fortalecer o combate às várias formas de intolerância religiosa, buscando assim a construção de diálogo entre as diversas espiritualidades como um caminho para a paz.
Os manifestantes também defendiam que o Estado Brasileiro é laico e tem por dever garantir a liberdade religiosa, conforme o Art. 5º, inciso VI, da Constituição. Atuar na construção de uma sociedade justa, fraterna e pacífica, pautada no respeito à diversidade religiosa. O comitê também tem os objetivos de combater toda forma de preconceito e exclusão social.

Texto e foto: ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário