quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

“Identidade(s) cultural(-is) na Amazônia. O que é (são)? O que deveria(m) ser no séc. XXI?”

“Identidade(s) cultural(-is) na Amazônia. O que é (são)? O que deveria(m) ser no séc. XXI?”. Este é o tema do debate que o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento promove nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório da Reitoria da UFPA.
De acordo com o coordenador do Programa Trópico em Movimento, professor Thomas Mitschein, o objetivo do evento é fomentar o debate sobre a identidade amazônica, que está relacionada com sua cultura e natureza, para construir uma sociedade sustentável, que valorize seus recursos naturais.


Civilização original - “Queremos discutir uma identidade amazônica, criar uma civilização original dos trópicos relacionada com sua biomassa de uso sustentável, a partir do conhecimento e do respeito à especificidade dos ecossistemas tropicais de cada região e não impor maneiras de outros ecossistemas que não se adaptam aqui”, explica Thomas.
Como não há ninguém melhor para discutir a identidade amazônica que os próprios amazônidas, a mesa de debates contará com a presença do professor Agenor Sarraf, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e oriundo da Ilha de Marajó; do diretor da Faculdade de Filosofia, João Batista, natural da cidade de Santarém; e da professora Nazaré Imbiriba, natural do município de Óbidos e pesquisadora do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema) da UFPA.

Ciclo - O evento integra a programação do Ciclo de Debates no Trópico e é a primeira edição de uma série de outros, que vão consolidar o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento - “Rumo à criação de uma moderna civilização da biomassa na Amazônia”. A ação está ligada à Reitoria da UFPA e é um legado do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema). Este primeiro debate conta com o apoio da Faculdade de Filosofia.

Serviço:
Ciclo de debates no trópico - “Identidade (s) cultural (-is) na Amazônia” O que é (são)? O que deveria(m) ser no séc. XXI?. 
Data: 19 de fevereiro de 2016
Hora/local: Auditório da Reitoria, às 9h.
Haverá emissão de certificados.
Para mais informações:
E-mail: tropicomovimento@gmail.com
Telefone: (091) 3201-8841

Texto : Tainá Oliveira – Ascom IFCH
Foto: Reprodução / Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário