terça-feira, 14 de março de 2017

Conflito religioso em trama de Scorsese


O cineasta Martin Scorsese apresenta sua nova obra: Silêncio (Silence, 2016). O drama foi elaborado por Jay Cocks, tendo como referência o romance Chinmoku, do escritor japonês Shusaku Endō.
O filme retrata os conflitos religiosos entre o que se refere como "budismo" e o catolicismo da Companhia de Jesus, quando, em 1640, dois padres jesuítas vão ao Japão em busca de um membro de sua congregação que no passado foi seu discipulador, mas que passou a ser tratado como desertor da fé.
O contexto da história, é uma Japão do século XVII, quase cem anos após a chegada das missões católicas no arquipélago nipônico. O processo de penetração do catolicismo neste período foi muito tenso e problemático, sobretudo por questão da língua e do ethos do povo oriental, quase inacessíveis para os missionários europeus. Sobre este assunto, indicamos a dissertação O cristianismo no Japão : do proselitismo jesuíta à construção ideológicada perseguição (1549 -1640), de Yuri Sócrates Saleh Hichmeh, defendida na Universidade Federal do Paraná.
Vamos ver como será a recepção do filme no Brasil. Recentemente, no Oscar 2017, o filme concorreu no quesito Fotografia, perdendo para La La Land: Cantando Estações. Intencionamos, pelo Instituto Ramagem, programar uma exibição para debates, aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário