terça-feira, 3 de outubro de 2017

Participe do Seminário “Diversidade Religiosa: Respeito à Religião também é um Direito”


Nos próximos dias 10 e 11 de outubro, ocorrerá o seminário “Diversidade Religiosa: Respeito à Religião também é um Direito”. Evento organizado pelo Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR), Ouvidoria do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS) e Grupo de Trabalho de Matriz Africana do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará e Delegacia Geral. O seminário será das 8h30 da manhã às 17 horas, no auditório A da Delegacia Geral e contará com a presença de diversas autoridades religiosas e representantes do Estado. O Seminário discutirá o tema respeito à diversidade religiosa no Pará.

Na ocasião, a instalação do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa no Pará também será foco do evento. Na data de 11 de outubro, segundo dia do seminário, haverá uma reunião de institucionalização do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa no Estado do Pará, que foi solicitada pelo Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, ligado ao Ministério Nacional de Direitos Humanos e que deve contar com a participação de diversos representantes de instituições religiosas, além de autoridades e gestores de políticas públicas.

Para a sacerdotisa de nação Angola do Candomblé, Mametu Nangetu, que está no segundo mandato como representante do Pará no CNRDR, fazer a cultura de paz e ter respeito mutuo é fundamental para que possamos ter um mundo melhor. “É de extrema relevância que a gente trabalhe com a diversidade religiosa. É salutar que respeitemos todas as religiões. O racismo, a intolerância, o desrespeito com a nossa ancestralidade está demais. Todas as religiões são boas. Depende de cada um se encontrar no seu lugar”, lembra a afro religiosa que também compõe o Grupo de Trabalho de Matriz Africana do Conselho de Segurança Pública do Estado.

A Secretária Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Flávia Piovesan, afirma que o evento vai fortalecer o espírito de respeito e aliança. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do Governo do Pará, em especial a Ouvidoria do SIEDS, pela promoção do seminário. Com certeza, esse momento somará conteúdo e dará força às discussões que também se estabelecerão na reunião descentralizada do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa que ocorrerá no Estado, parceria do Governo Federal com a Ouvidoria", destaca.

Ela ressalta que, no bojo dos eventos, também ocorrerá a instalação do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa, mais um mecanismo de participação e articulação para uma pauta tão importante. "Nos dias de hoje, faz-se imperativo fomentar o debate e promover iniciativas de respeito à liberdade religiosa e à laicidade do estado, haja visto o crescimento das denúncias sobre casos de violência e intolerância religiosa, como as que recebemos por meio do Disque 100”, detalha.

SERVIÇO:

Seminário “Diversidade Religiosa: Respeito à Religião também é um Direito”.
Dias: 10 e 11/10/2017
Início: 08h30
Local: Auditório A da Delegacia Geral do Estado do Pará (Avenida Gov. Magalhães
Barata, 209, bairro Nazaré, Belém - PA)
Informações: (91) 3184-2909 / 98843-7443
Site: www.ouvidoria.ssp.pa.gov.br / E-mail: ouvidoria.sieds@segup.pa.gov.br


PROGRAMAÇÃO

DIA: 10/10/2017

MANHÃ – 8h30

1) Mesa de abertura com autoridades;

2) Apresentação do Relatório do Grupo de Matriz Africana do CONSEP;
Expositora: Zélia Amador de Deus – Coordenadora do GT de Matriz Africana

3) Relatos de familiares de vítimas de afro-religiosos assassinados e casos de intolerância religiosa.

INTERVALO PARA O ALMOÇO – 12:00 às 14:00

TARDE – 14h
4) Apresentação do Relatório de Intolerância e Violência Religiosa no Brasil (2011 e 2015) pelo Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR).

DIA: 11/10/2017

MANHÃ – 8h30

1. Mesa de debates – “A necessidade do respeito à Diversidade Religiosa”. Integrantes: Zélia Amador; Edson Katendê; Táta Kinamboj, Defensores Públicos Johny Fernandes Giffoni e Juliana Oliveira.

2- Reunião de institucionalização do Comitê Estadual de Respeito à Diversidade Religiosa no Estado do Pará.



Fonte: Site da Polícia Civil do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário