sexta-feira, 1 de maio de 2020

Cerimônia inter-religiosa online vai homenagear vítimas da pandemia e profissionais da saúde

Uma cerimônia inter-religiosa online para homenagear as vítimas da pandemia do novo coronavírus reunirá o Rabino Michel Schlesinger, o Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer, Monja Cohen, Sheikh Mohamad Al Bukai, Mãe Carmen de Oxum e o Pastor Marcos Ebeling.

A iniciativa é da Conib – Confederação Israelita do Brasil (Conib) e acontecerá no domingo, 3 de maio, às 19 h, com transmissão online pelo: https://www.facebook.com/Conib1948/. E no youtube, inscreva-se aqui.

Os religiosos vão homenagear as vítimas da pandemia, rezar pelos infectados, agradecer àqueles que se encontram na linha de frente do combate à epidemia e pedir por mais união e solidariedade.

“O encontro de representantes de várias religiões tem a dimensão da solidariedade. É importante, em momentos difíceis como os que estamos atravessando, manter os canais de diálogo abertos, transmitindo uma mensagem de união”, declarou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

Para o rabino Michel Schlesinger, “a união de diferentes líderes religiosos neste momento é uma mensagem inequívoca de mobilização em defesa da vida. O vírus não escolhe nacionalidade, cor de pele ou religião. De forma similar, a solução para o desafio que vivemos terá de ser conquistada por meio da colaboração de todos e todas”.

Saiba mais sobre os participantes da cerimônia inter-religiosa:

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer é Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) desde maio de 2019. Possui Bacharelado em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba; Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1994-1996) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1988-1991).

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão antes de retornar ao Brasil em 1995. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, em São Paulo. Autora de diversos livros, orienta vários grupos no Brasil e participa de diversas atividades públicas promovendo o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.

Rabino Michel Schlesinger bacharel em Direito pela USP, é rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Ele foi o primeiro brasileiro que estudou rabinato no Instituto Schechter, onde os professores são formados pela Universidade Hebraica de Jerusalém. É autor de “Diálogos de um Rabino – Reflexões para um mundo de monólogos”.

Pastor Marcos Jair Ebeling é bacharel em Teologia pela Faculdades EST de São Leopoldo-RS. É Mestre em Ciências da Religião pela IEPG da Universidade Metodista de São Paulo. É Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Sheikh Mohamad Al Bukai nasceu na Siria em 1977, formou-se em Estudos Islâmicos e Árabes e pós-graduou-se em Estudos Islâmicos na Língua Espanhola no Instituto Al Fath em Damasco na Síria, Licenciou-se em Ciências da Religião na Universidade Al Azar no Egito, fez Mestrado em Direito e Política Islâmica na Malásia. Chegou ao Brasil em 2007, foi Fundador e Vice Presidente da Associação Oasis Solidário para Ajuda de Refugiados no Brasil. Atualmente é o Sheikh da Mesquita do Brasil.

Yalorisá Carmen de Oxum Mãe Carmen do Ilê Olà iniciou sua vida religiosa no início dos anos 70, com a Yalorixá Cleide de Osun, da nação Nagô. Em sua iniciação, recebeu o posto de Yákekere, recebendo seus direitos (Oiye) ainda bem jovem. Faz um trabalho social de grande porte e é considerada uma mulher de extrema influência no Brasil inteiro.

Fonte: CONIB

Nenhum comentário:

Postar um comentário