segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Lideranças de diferentes religiões se unem para cuidar do clima, da floresta e dos povos guardiões da natureza

Facilitador nacional da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil), Engenheiro Ambiental Carlos Vicente, reúne com representações religiosas em Belém para promover campanha de acesso à água potável.

No dia 30 de agosto de 2024, sexta-feira, pessoas de diferentes religiões participaram da apresentação da campanha que visa promover o acesso da população à água potável. O Eng. Florestal Carlos Vicente, que é o facilitador nacional do IRI-Brasil,  demonstrou como a crise climática afeta a vida no planeta e motivou para que todos os segmentos religiosos realizem ações que contribuam para a conscientização da sociedade acerca do aquecimento global.

Wicca, Candomblé, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Quilombolas, Comitê Inter-religioso do Pará, entre outras lideranças, se engajaram no encontro e puderam aprender sobre essa ação concreta muito importante, a distribuição de filtros ecológicos para filtragem de água imprópria para consumo e produção de água limpa para beber.

A população amazônica, mesmo que viva cercada por rios, por incrível que pareça, tem uma baixa cobertura de saneamento que permita que as famílias tenham garantido seu direito à água potável. O problema de se consumir água sem o devido tratamento é o aumento de doenças que impactam a vida de adultos e crianças.

A ideia agora é mobilizar as comunidades religiosas para levantamento de demanda de famílias que têm mais urgência na aquisição dos filtros e fazer a compra direto da WATERisLIFE Nano Bucket, uma iniciativa sem fins lucrativos que vem atuando em países africanos e latino americanos.

VISITA À ILHA DO COMBU

Já no sábado, dia 31 de agosto, a comitiva formada pelo facilitador da IRI-Brasil Carlos Vicente, a articuladora do Instituto Ramagem Giovana Vilhena e a estudante universitária e quilombola Émile Souza foram fazer uma visita técnica ao Combu, uma das ilhas que fazem parte de Belém. A travessia do Rio Guamá demorou 15 minutos e a recepção foi articulada pela liderança Cineia dos Santos.

Lá, reuniram com a comunidade, ouviram sobre as dificuldades de acesso à água para consumo, apresentaram os filtros com a tecnologia inovadora, que permite filtrar até  20.000 litros de água potável para uma família por até 5 a 7 anos, e distribuíram os equipamentos para nove famílias.

CONVITE

Essa campanha precisa de mais gente. Participe você também!

E, se possível, envolva sua comunidade de fé.

Para saber mais, faça contato no Pará com o WhatsApp (94) 991913592 (Profa. Giovana) ou diretamente com a IRI-Brasil: 

- Email: iriflorestasbrasil@gmail.com

- Facebook: IRI-Brasil

- Instagram: IRI- Brasil

- Site: https://iribrasil.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário