sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Exposição "Nós de Aruanda" - Artistas de Terreiro 2014


EXPOSIÇÃO NÓS DE ARUANDA
 Serviço: Exposição Nós de Aruanda de 7 a 25 de março de 2014, na Galeria Theodoro Braga | Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves | Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo. Belém (PA). | Telefone: (91) 3202-4313O acesso é gratuito e horário de funcionamento da Galeria é de 9h às 18h, exceto às segundas-feiras.  
A partir do dia 7 de março de 2014, começará a segunda versão da exposição Nós de Aruanda na galeria de arte Theodoro Braga na Fundação Tancredo Neves (CENTUR). Assim como na primeira exposição, realizada em 2013, o projeto visa a inserção e legitimação dos artistas de terreiro no circuito artístico de Belém e de todo o estado do Pará.

Convite - Inauguração do monumento à Mãe Doca - Belém/Pará


Convidamos a todos que lutam contra o racismo e pela valorização da cidadania e dos direitos humanos a comparecer na inauguração do Monumento em Memória de Mãe Doca (Noche Navakoly) no amanhecer do dia 6 de março de 2014 na esquina da Tv. Humaitá com a Av. Duque de Caxias, Belém/PA. Noche Navakoly (Mãe Doca) é o símbolo da resistência dos Povos de Tereiros de Belém. Mãe Doca era natural de Codó/MA, filha de santo do africano Manoel-Teu-Santo, seu Vodum é Nana e Toy Jotin, mas também recebia Seu Inambé. Ela foi presa várias vezes e ainda assim não desititu da luta pelo direito à consciencia relgiosa. Manteve até 1969 o seu Terreiro de Nagô Cacheu fundado em 18 de março de 1891 na Tv. Humaitá próximo à Duque de Caxias, o terreiro enfrentou a polícia e todos os tipos de preconceito em nome do direito ao culto religioso. Este ano de 2014, lhe rendemos a homenagem lhe presenteando um monumento público.
Período: das 7:30 as 10:30.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Irmã Dorothy Stang e Irmã Doraci Edinger. O que essas duas mulheres religiosas tem em comum além da fé Cristã?

ImagemImagem












O ano de 2014 é marcado pelo martírio de duas religiosas. No dia 12 de fevereiro de 2014 completou-se nove anos em que a irmã Dorothy Stang foi assassinada a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará – Brasil. No Dia 21 de fevereiro de 2014 completa-se dez anos em que a irmã Doraci Edinger foi assassinada na cidade de Nampula, a 700 km ao norte de Maputo, capital de Moçambique, localizada a sudeste da África.

Participe do Copene 2014

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN - constitui um dos órgãos fundamentais da rede de instituições que atuam na sociedade brasileira no combate ao racismo, preconceito e discriminação racial, com vistas à formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. A instituição congrega pesquisadores(as) negros(as) interessados em pesquisas acadêmicas em temas pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano e outros pesquisadores comprometidos com temas de interesse das populações negras no Brasil, África e Diáspora.
     Nossa finalidade é o fortalecimento profissional dos nossos pesquisadores – homens e mulheres -, e a institucionalização dessa temática, considerando que o campo acadêmico dos estudos de relações raciais tem encontrado dificuldades para se afirmar no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, dado o cerceamento de iniciativas e oportunidades aos e às que são vistos(as)  como negro-negra que se dedicam à temática racial.A ABPN tem a MISSÃO de: "congregar e fortalecer pesquisadores(as) negros(as) e outros(as) que trabalham com a perspectiva de superação do racismo, e com   temas de interesse direto das populações negras no Brasil, na África e na Diáspora, defendendo e zelando pela manutenção da Pesquisa com financiamento público e dos Institutos de pesquisa em geral, propondo medidas para o fortalecimento institucional da temática das relações raciais".

Mais informações

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sábado, 22 de fevereiro, 15h. Chega junto No programa “Tal Mãe, Tal Pai, Tal Filhos”, a Juventude de terreiro conta a sua história

Chega junto No programa “Tal Mãe, Tal Pai, Tal Filhos”, a Juventude de terreiro conta a sua história. Neste sábado, dia 22 de Fevereiro às 15 horas no canal www.ustream.tv/channel/azuelar estréia mais um programa na TV AZUELAR!


Ebomim Kiriobá é Jorlanda Monteiro, iniciada em Candomblé Ketu para o Orixá Obá pelo Pai Jorlando de Oliveira em Salvador/BA aos 25 dias de nascida. Kiriobá é Ebomim e desenvolve trabalhos culturais na comunidade, principalmente com dança e indumentária tradicional de terreiro. Estudante de enfermagem na UNIRB, ela segue e preserva as tradições aprendidas e herdadas em sua vida.
O entrevistado é Pai Ricardo dos Santos, nascido e criado na tradição de Tambor de Mina, e no programa ele vai nos contar um pouco de sua trajetória na qual há três anos é responsável pelo Terreiro de São Jorge Ogum Rompe Mato, no Jurunas. Segunda pessoa do pai de santo Tata Omizangue (Pai Salvino), Ricardo é coordenador de projetos comunitários realizados no terreiro como distribuição de preservativos, cursos de percussão e distribuição de brinquedos no dia de natal e faz parte das articulações do Fórum de Juventude de Terreiro.

Histórias diferentes em épocas diferentes com uma coisa em comum: eles nasceram e cresceram dentro de terreiros... e neste sábado vão compartilhar a experiência de ser jovem dentro de terreiros na Amazônia...

Apoio: - Coordenação estadual da ARATRAMA - rede [aparelho]-: - Terreiro de Mina Estrela Guia Aldeya di Tupynambá - Projeto: Diálogo em Cabana de Caboco. FCS/UFPA (Coordenação: Prof. Ms. João Simões e Bolsista Luah Sampaio) - Projeto: Muzueri uonene kalunguê (O falador grande não tem razão). FAV e GEAM/ UFPA (Coordenação Prof. Arthur Leandro) - UFPA-PROEX

CELEBRAÇÃO PELO 9º ANO DO MARTÍRIO DA IRMÃ DOROTHY STANG

CELEBRAÇÃO PELO 9º ANO DO MARTÍRIO DA IRMÃ DOROTHY STANG

Em Belém do Pará, no dia 12 de fevereiro de 2014, às 19 horas, aconteceu a celebração ecumênica pelo 9º ano do martírio da Irmã Dorothy Stang. A celebração aconteceu na sede da CNBB – Regional Norte 2 e contou com a participação de representantes das diversas pastorais da CNBB, do Comitê Dorothy, da CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e dos metodistas ecumênicos. A celebração constituiu-se num momento de oração, de memória, de homenagens e de renovação do compromisso com a SAGRADA HERANÇA: à defesa de todas as formas de VIDA – de Vida DIGNA para todos, momento em que as pessoas presentes foram desafiadas, assim como Dorothy, a encarnar o PROFETISMO anunciado e vivido por JESUS CRISTO e a serem igreja que caminha junto ao povo, sentindo suas dores e lutando para libertá-lo de toda forma de opressão e violação de seus direitos.


Na partilha da palavra, os metodistas estavam representados pelo irmão Lucivaldo de Matos Gomes, que atualmente reside em São Luís e se encontrava em férias, em Belém.


Bispo Saulo Mauricio de Barros da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.    
Lucivaldo de Matos Gomes, metodista.
Padre Paulo Joanil, secretário executivo da CNBB e coordenador da CPT.


Símbolos utilizados na liturgia.


Bispo Saulo Mauricio de Barros.
Lucivaldo de Matos Gomes.
Irmã Rebeca Stire, da Congregação de Notre-Dame, a mesma a qual pertenceu a Irmã Dorothy.
Padre Paulo Joanil.


Lucivaldo de Matos Gomes no momento da partilha da palavra.


Bispo Saulo Mauricio de Barros.
Lucivaldo de Matos Gomes.
Padre Paulo Joanil.


O Povo participa da celebração
 

Para pensar...