terça-feira, 5 de novembro de 2013

Programas Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Direitos para Todos

A Assessoria da Política de Diversidade Religiosa é a área da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República responsável pelo planejamento e articulação de políticas voltadas para a defesa e a promoção da liberdade religiosa no Brasil, o enfrentamento do desrespeito e da intolerância religiosa e a promoção da laicidade do Estado. Nosso objetivo é disseminar uma cultura de paz, democracia e direitos humanos.
A liberdade religiosa diz respeito ao direito tanto na escolha de determinada convicção ou tradição religiosa quanto o de não proferir religião alguma. A laicidade do Estado se institui como mecanismo democrático, pressuposto e garantia da liberdade de religião, filosofias, crenças, opiniões e convicções e de que todas as religiões possam conviver em igualdade.
A Portaria nº 92/2013-SDH/PR, de 25 de janeiro de 2013, instituiu o Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. O comitê tem a finalidade de promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções.

Assessoria da Política de Diversidade Religiosa
diversidadereligiosa@sdh.gov.br
(61) 2025-3080
(61) 2025-7933
Edital de Seleção para a composição do Comitê Nacional de Diversidade Religiosa
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR divulgou nesta segunda-feira (12), no Diário Oficial da União, edital para processo de seleção de representantes da sociedade civil para compor o Comitê Nacional de Diversidade Religiosa. Serão selecionados 20 representantes, sendo 10 suplentes e 10 titulares para um mandato de dois anos.

Instituído pela Portaria nº 92, de 24 de janeiro de 2013, o Comitê tem como finalidade auxiliar a elaboração de políticas de afirmação do direito à liberdade religiosa, do respeito à diversidade religiosa e da opção de não ter religião de forma a viabilizar a implementação das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3.

Também compete ao colegiado, que também conta com representantes do poder Executivo, promover o debate entre grupos de pessoas de diversas crenças e convicções, buscando aproximá-los por intermédio do princípio do respeito mútuo, entre outras ações.
Confira aqui o Edital e os demais documentos que tratam da seleção.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SEMINÁRIO ÀDÁNIDÁ - AMBIENTE - ORISÁ - HOMEM, EM BELÉM

 
APRESENTAÇÃO

"Kò sí ewé Kó si òrisá..."
"Sem folha não tem orixá..."

Quem adentra uma comunidade tradicional de terreiro está familiarizado com esta expressão, contudo, cada vez mais essa relação Homem-Natureza tem sido agredida e colocada em segundo plano levando a uma reflexão sobre o discurso de preservação e sustentabilidade do espaço sagrado.
O SEMINÁRIO ÀDÁNIDÁ - AMBIENTE - ORISÁ - HOMEM - é uma proposta de diálogo entre a percepção sobre a natureza, meio ambiente e preservação dos povos das comunidades tradicionais de matriz africana e os olhares da ecologia básica para então, despertar a necessidade de comprometimento das pessoas com a preservação do meio ambiente e o uso destes espaços para a prática religiosa.

Acesse  http://seminariorodadeaxe2013.blogspot.com.br/

Convite Seminário Liberdade Religiosa e Estado Laico‏



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prêmio Jornalista Abdias Nascimento prorroga inscrições

Jornalistas de texto e imagem de todo o país têm mais uma chance de participar do 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. As inscrições, que podem ser feitas pelo site do prêmio, foram prorrogadas até 11 de agosto. Serão distribuídos R$ 35 mil em prêmios para as categorias Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa/Comunitária, Fotografia e Categoria Especial de Gênero Antonieta de Barros.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TV Brasil estreia programa sobre diversidade religiosa

<br>Fonte: Google Imagens
TV Brasil estreiou no, 6, às 8h30, a série Liberdade Religiosa (assista aqui), uma produção de 2011 da TVE Bahia. Nos sete episódios, temas do dia a dia são tratados sob a ótica de lideranças de diferentes doutrinas, como Mãe Cecília, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Maroketu, em Salvador, André Luiz Peixinho, presidente da Federação Espírita da Bahia, Padre Manuel Filho, membro da Igreja Católica, e Pastor Djalma Torres, representante da Igreja Batista.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Programas Diversidade Religiosa

Assessoria da Diversidade Religiosa é responsável pelo planejamento de políticas voltadas para promoção da liberdade religiosa no País

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Você conhece o Comitê Inter-religioso do Pará?

QUEM SOMOS

Religiosos em cooperação por um mundo sem intolerância e exclusões decorrentes de orientações e opções religiosas, promovendo uma cultura de paz e diálogo entre as religiões.
Missão: Promover o diálogo inter-religioso para incentivar a cultura de justiça e da paz.
Objetivo geral: Atuar na construção de uma sociedade justa, fraterna e pacífica pautada no respeito à diversidade religiosa.
Objetivos específicos:
- Conhecer e valorizar a diversidade religiosa na perspectiva da construção de relações de diálogo, respeito, justiça e paz.
- Combater a intolerância religiosa e toda forma de preconceito e exclusão social.
- Ampliar e fortalecer o Comitê Inter-religioso enquanto referência na defesa dos direitos humanos e liberdade religiosa.