segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Estão abertas as inscrições para composição do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (biênio 2016-2018)


O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos publicou nesta segunda-feira (22) Edital de Seleção de representantes da sociedade civil para compor o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa - CNRDR, biênio 2016-2018. Serão selecionadas 20 pessoas com experiência comprovada na temática, sendo dez titulares e dez suplentes. O prazo de inscrições segue até 17 de março de 2016, por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.

29º Congresso Internacional da SOTER

Chamada para formação de Fóruns Temáticos (FTs)
De 17 a 05 de março de 2016

Tais grupos devem ser compostos por, no mínimo, dois e, no máximo, três doutores/as  de 2 IES distintas, descrevendo numa ementa (entre 150 e 200 palavras) sua proposta para realizar o call paper/chamada de apresentação de Comunicações.

Favor encaminhar  as ementas  com os nomes dos coordenadores para:  secretaria@soter.org.br

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Indígenas não se beneficiaram do crescimento econômico da América Latina, diz Banco Mundial


<br>Fonte: http://www.multarte.com.br
Em um relatório divulgado nesta segunda-feira (15/02) na Cidade do Panamá, o Banco Mundial indicou que os povos indígenas da América Latina não usufruíram do crescimento econômico do continente da mesma maneira que os demais latino-americanos nos últimos 15 anos.

“A América Latina experimentou uma profunda transformação social que diminuiu a pobreza e aumentou a classe média, mas os povos indígenas se beneficiaram menos do que o resto dos latino-americanos”, declarou o vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Jorge Familiar, no ato de apresentação do relatório.

“Identidade(s) cultural(-is) na Amazônia. O que é (são)? O que deveria(m) ser no séc. XXI?”

“Identidade(s) cultural(-is) na Amazônia. O que é (são)? O que deveria(m) ser no séc. XXI?”. Este é o tema do debate que o Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento promove nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório da Reitoria da UFPA.
De acordo com o coordenador do Programa Trópico em Movimento, professor Thomas Mitschein, o objetivo do evento é fomentar o debate sobre a identidade amazônica, que está relacionada com sua cultura e natureza, para construir uma sociedade sustentável, que valorize seus recursos naturais.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade 2016 aposta no ecumenismo para o cuidado da ‘Casa Comum’

Lançada oficialmente nesta Quarta-Feira de Cinzas, 10 de fevereiro, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], em Brasília, a IV Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 traz como tema a "Casa Comum, nossa responsabilidade”. A Campanha está em sintonia com os discursos do Papa Francisco sobre a responsabilidade conjunta pela Casa Comum e utiliza o ecumenismo para unir forças em prol do direito ao saneamento básico e de políticas públicas que garantam o futuro do Planeta.
conic
Realizada pela CNBB e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a cada cinco anos, a Campanha ocorre de forma ecumênica, agregando diferentes expressões religiosas. A primeira CFE foi organizada no ano 2000 e teve como tema "Dignidade humana e paz”. Em 2005, a segunda edição tratou de "Solidariedade e paz”; e, em 2010, o tema versou sobre "Economia e vida”.
Durante a entrevista coletiva para o lançamento da Campanha, Dom Flavio Irala, presidente do Conic, destacou que a iniciativa pretende mobilizar igrejas, sociedade e governo em torno da urgência do saneamento básico como um direito humano fundamental. Segundo ele, a Campanha, que vem sendo elaborada há pelo menos dois anos, enfrentou alguns desafios, como, por exemplo, uma atual conjuntura religiosa que nem sempre está aberta às questões ecumênicas. "No entanto, o Espírito Santo sopra quando e onde quer e ele soprou para que essa Campanha acontecesse”.
Em carta, lida na coletiva de imprensa, o Papa Francisco expressou sua adesão à Campanha. "Eu me uno a todos os cristãos do Brasil e aos que, na Alemanha, se envolvem nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica, pedindo a Deus – ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho com vossa luz infinita”.
O Sumo Pontífice destacou ainda a importância do acesso à água potável como questão de sobrevivência. "Na encíclica Laudato Si’, recordei que o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para exercício dos outros direitos humanos; e que a grave dívida social para com os pobres parcialmente é saudada quando se desenvolvem programas para prover de água limpa e saneamento as populações mais pobres”.
conic Números
Dados divulgados pela Campanha mostram que:
·O Brasil é considerado campeão mundial em desperdício de água;
·As empresas de abastecimento de água apresentam índices de perda de água tratada de até 60% (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE);
·82% da população brasileira não têm acesso à água tratada (Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento Básico - 2013);
·Mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto;
·39% dos esgotos são tratados;
·Diariamente, são despejados na natureza o equivalente a 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento;
·10,6% dos domicílios não são contemplados pelo serviço público de coleta de resíduos sólidos (PNAD/2013);
·O Brasil está entre os 20 países do mundo nos quais as pessoas têm menos acesso aos banheiros;
·Entre as principais consequências por falta de saneamento e água potável estão doenças como cólera, hepatite, febre tifóide, infecções intestinais. No mundo, uma criança morre a cada 2,5 minutos por não ter acesso à água potável.
·Em 2013, ocorreram 340 mil internações por infecções gastrointestinais (DATASUS);
·O Brasil gera aproximadamente 150 mil toneladas diárias de resíduos sólidos;
·Cada pessoa gera, em média, 1 quilo de resíduos sólidos diariamente;
·São Paulo gera entre 12 mil a 14 mil toneladas diárias de resíduos sólidos.
Assista do vídeo do Conic apresentando a IV Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.


Leia também
Campanha da Fraternidade Ecumênica oferece materiais para crianças, jovens e adultos

Por:

Adital