sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Seminário "Segurança pública, justiça e direitos humanos".
SDDH - Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos
Seminário "Segurança pública, justiça e direitos humanos"
Dia 13 de dezembro de 2014
8h30 as 18h
Centro Social de Nazaré
Belém/PA
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira
Uma
das qualidades da boa literatura é a sua capacidade de nos fazer entrar
em contato com diferentes culturas a partir das suas histórias,
conhecendo alguns elementos que compõem a identidade de um povo. Além de
nos aproximar de hábitos, valores e costumes, alguns livros nos
permitem adentrar o diverso, o estranho, aquilo que não compreendemos e
que precisamos acessar, se quisermos ampliar o nosso olhar e vermos o
mundo como um espaço de liberdade e convivência entre os diferentes.
Esse
é o mote dessa seleção organizada pela nossa equipe. Nela, escolhemos
obras especiais: coletâneas de narrativas provenientes da tradição oral
de diferentes povos africanos, biografias de importantes líderes e
pequenos contos que abordam a questão da identidade da criança
afro-brasileira de maneira sensível e inteligente.
Eles estão à venda em nossa livraria e, se clicar aqui, você será redirecionado para nossa loja e poderá ler as resenhas que preparamos cuidadosamente para você.
Boa leitura!
Leia a matéria completa em: Dicas de livros infantis para celebrar a cultura afro-brasileira - Geledés
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Plano de Aula: Contos Africanos
Na cultura africana a fala ganha força, forma e sentido, significado e
orientação para a vida. A palavra é vida, é ação, é jeito de aprender e
ensinar. “O poder da palavra garante e preserva ensinamentos, uma vez
que possui uma energia vital, com capacidade criadora e transformadora
do mundo. Energia que possui diferentes denominações para as diversas
civilizações, por exemplo, para os bantus essa energia é hamba, já para o
povo iorubá a energia é o axé.”
A tradição oral pode ser vista como um cabedal de ensinamentos, saberes e conhecimentos que veiculam e auxiliam homens e mulheres, crianças, adultos/as e velhos/as a se integrarem no tempo e no espaço e nas tradições. Sem poder ser esquecida ou desconsiderada, a oralidade é uma forma encarnada de registro, tão complexa quanto a escrita, que se utiliza de gestos, da retórica, de improvisações e de danças como modos de expressão.
A tradição oral pode ser vista como um cabedal de ensinamentos, saberes e conhecimentos que veiculam e auxiliam homens e mulheres, crianças, adultos/as e velhos/as a se integrarem no tempo e no espaço e nas tradições. Sem poder ser esquecida ou desconsiderada, a oralidade é uma forma encarnada de registro, tão complexa quanto a escrita, que se utiliza de gestos, da retórica, de improvisações e de danças como modos de expressão.
Leia a matéria completa em: Plano de Aula: Contos Africanos - Geledés
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Castanhal: Ufpa promove Especialização em Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia - Implementação da lei 10.639/03)
Estão abertas as inscrições para o processo de seleção do Curso de Especialização UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial da Escola."
(III Turma de Especialização Saberes Africanos e Afro-brasileiros na
Amazônia Implementação da lei 10.639/03), preferencialmente para
professores que já atuam na rede básica de ensino do município, estado e
federal, com reserva de vagas para demandas sociais.
O Curso de Especialização será ofertado no Regime
Presencial, Modular, tendo como objetivo principal contribuir para a
formação de profissionais da rede básica que possam conhecer e valorizar
a importância da África, dos africanos e das culturas afro-brasileiras e
sua historicidade na sociedade brasileira; possam ter aprofundamento
teórico-metodológico no que diz respeito a Educação das Relações
étnico-raciais e atender aos propósitos de implementação da Lei 10.639.
O curso tem início previsto para 16 janeiro de 2015, e
funcionara inicialmente no Auditório Multidisciplinar do Campus
Universitário de Castanha-UFPA, rua dos Universitários, Bairro
Jaderlândia, Castanhal-PA. As inscrições seguem até o dia 26/12/2014.
Clique aqui para acessar o edital.
Tortura como cisão de corpo e mente*
Com o funcionamento da Comissão Memória e Verdade vem à tona com toda
a sua barbárie a tortura como método sistemático do Estado ditatorial
militar de enfrentar seus opositores. Já se estudaram detalhadamente os
processos de desumanização do torturado e também do torturador. Este
precisa reprimir sua própria humanidade para praticar seu ato desumano.
Não sem razão que muitos torturadores acabaram se suicidando por não
aguentarem tanta perversidade.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Mestrado em Ciências da Religião abre inscrições
As vagas são limitadas e estão abertas tanto para candidatos brasileiros quanto estrangeiros. Seleção consta de cinco fases e, de acordo com o cronograma, o resultado final será divulgado em março de 2015.
A partir desta segunda-feira, dia 24, iniciam as inscrições para o
Processo Seletivo 2015 do Curso de Mestrado em Ciências da Religião da
Universidade do Estado do Pará (Uepa). O período termina no dia a 13 de
dezembro. São ofertadas 24 vagas, dividas entre as linhas de pesquisa Movimentos e instituições religiosas e Hermenêutica das linguagens da religião.
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de solicitação
de inscrição e efetuar o pagamento do boleto da taxa no valor de R$ 120,
até a data limite informada no referido documento. O servidor da Uepa
poderá solicitar o benefício da Isenção da Taxa de Inscrição ao Processo
Seletivo desde que compareça na Secretaria do Programa, no Centro de
Ciências Sociais e Educação (CCSE), até o dia 28 de novembro, das 9h
às 12h e das 13h às 16h, apresentando declaração de vínculo funcional
com a Universidade e o formulário de solicitação de isenção a ser
disponibilizado pela Secretaria do PPGCR, no momento da inscrição.
Confira aqui o Edital Nº 52/2014
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião propõe que os
mestrandos investiguem as expressões religiosas e suas implicações
culturais dentro do eixo temático amazônico. O objetivo é ampliar e o
aprimorar a qualificação dos pesquisados e docentes para habilitar a
atuação deste profissional em instituições de ensino superior e escolar.
O Processo Seletivo é dividido em cinco fases. A primeira tem caráter
eliminatório e classificatório. É uma prova escrita composta por três
questões discursivas sendo uma referente a questões gerais do cenário, e
outras duas pertencentes especificamente à linha de pesquisa escolhida
pelo candidato no momento da inscrição. Só poderá fazer prova seguinte
quem alcançar a nota mínima de aprovação, sete.
A segunda fase refere-se à entrega da documentação necessária para
aqueles que foram classificados na primeira etapa, além do Pré-Projeto
de Pesquisa. Na terceira fase, os pré-projetos de pesquisas serão
submetidos a um processo de triagem onde passarão por uma seletiva feita
pelos professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências
da Religião da Uepa. Serão eliminados aqueles que não corresponderem aos
objetivos do Programa.
Na quarta fase, os candidatos serão submetidos a uma entrevista. Na
quinta e última fase será realizada uma prova escrita de Proficiência em
Língua Estrangeira ou Vernácula. Os candidatos brasileiros podem
escolher dentre as línguas: espanhol, francês e inglês. Para os
candidatos estrangeiro.
Mais informações: (91) 3299-2262 ou e-mail: ppgreligiao@gmail.com
Texto: Yêda Sousa
Edição: Ize Sena
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Consciência Negra, o que sabemos sobre isto?
Como surgiu o Dia da Consciência Negra
O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra
foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 –
2009). Ele era um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia
militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.
Em 1971 (mesmo ano de fundação do grupo), ele propôs uma data que
comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e
sua contribuição ao país. Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o
possível dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695. Era
muito mais significativo e emblemático do que comemorar o dia 13 de
maio, Dia da Abolição da Escravatura, quando o regime escravocrata
estava falido e não havia mais como se manter.
O 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez naquele mesmo ano de
1971. A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a
discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como
proposta nacional do Movimento Negro Unificado. De lá para cá, a data
tem motivado a promoção de fóruns, debates e programações culturais
sobre o tema em todo o país.
ENCONTREI MINHAS ORIGENS
Encontrei minhas origens
em velhos arquivos
....... livros
encontrei
em malditos objetos
troncos e grilhetas
encontrei minhas origens
no leste
no mar em imundos tumbeiros
encontrei
em doces palavras
...... cantos
em furiosos tambores
....... ritos
encontrei minhas origens
na cor de minha pele
nos lanhos de minha alma
em mim
em minha gente escura
em meus heróis altivos
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei
em velhos arquivos
....... livros
encontrei
em malditos objetos
troncos e grilhetas
encontrei minhas origens
no leste
no mar em imundos tumbeiros
encontrei
em doces palavras
...... cantos
em furiosos tambores
....... ritos
encontrei minhas origens
na cor de minha pele
nos lanhos de minha alma
em mim
em minha gente escura
em meus heróis altivos
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei
Oliveira Silveira
Roteiro dos Tantãs
Roteiro dos Tantãs
A cultura afro-brasileira e o seu lugar na educação
Em 2003, a incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário
escolar, e tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura
afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e
particulares.
Tendo em vista que a influência do negro marcou profundamente a
identidade e a cultura nacionais, o reconhecimento e a inclusão dos
conteúdos relativos à África e ao povo africano no currículo das escolas
foram de extrema importância, mesmo que tenham sido somente no início
do século 21. Dessa forma, os professores devem incluir em seus
programas aulas sobre: história da África e dos africanos, luta dos
negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da
sociedade nacional.
É claro que essa mudança não é automática nem simples, pois foram
anos e anos de uma prática educacional onde o negro só aparecia nos
pontos que discorriam sobre a escravidão no Brasil. É preciso fazer
reconhecer a participação dos africanos na construção do país, seu
legado cultural e sua participação no desenvolvimento brasileiro;
inclusive, partindo da visão dos africanos e dos afro-descendentes, não
somente do ponto de vista eurocêntrico (dos europeus) ou dos ditos
dominantes, que acabavam dominando as leituras didáticas.
Conhecer e reconhecer o ponto de vista do negro e valorizar sua
contribuição cultural não só diz respeito aos afro-descendentes, mas a
todos nós, frutos de uma sociedade multicultural: a sociedade
brasileira.
Sobre o tema da educação das relações étnico-raciais e do ensino de
história e cultura afro-brasileira e africana, sugerimos uma visita ao
site do Ministério da Educação (MEC), onde há diversas publicações sobre o tema.
Poeta negro brasileiro, nascido em 1941 na área rural de Rosário do
Sul,Estado do Rio Grande do Sul. Filho de Felisberto Martins Silveira,
branco brasileiro de pais uruguaios, e de Anair Ferreira da Silveira,
negra brasileira de cor preta, de pai e mãe negros gaúchos.
Graduado em Letras – Português e Francês com as respectivas Literaturas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,UFRGS. Docente de português e literatura no ensino médio. Atividades jornalísticas. Ativista do Movimento Negro.
Um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Estudou a data e sugeriu a evocação do 20 de Novembro,lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares a contar de 1971,tornando-se Dia Nacional da Consciência Negra em 1978, denominação proposta pelo Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, MNUCDR.
Como escritor, publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia – Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros – e participou de antologias e coletâneas no país e no exterior: Cadernos negros, do grupo Quilombhoje, e A razão da chama, de Oswaldo de Camargo, em São Paulo-SP; Quilombo de Palavras, organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Barbosa, em Salvador, na Bahia; Schwarze poesie/Poesia negra e Schwarze prosa/Prosa negra, organizadas por Moema Parente Augel e editadas na Alemanha por Édition diá em 1988 e 1993, com tradução de Johannes Augel; ou revista Callaloo volume 18, número 4, 1995, e volume 20, número 1 (estudo de Steven F. White), 1997, Virgínia, Estados Unidos.
Graduado em Letras – Português e Francês com as respectivas Literaturas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,UFRGS. Docente de português e literatura no ensino médio. Atividades jornalísticas. Ativista do Movimento Negro.
Um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Estudou a data e sugeriu a evocação do 20 de Novembro,lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares a contar de 1971,tornando-se Dia Nacional da Consciência Negra em 1978, denominação proposta pelo Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, MNUCDR.
Como escritor, publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia – Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros – e participou de antologias e coletâneas no país e no exterior: Cadernos negros, do grupo Quilombhoje, e A razão da chama, de Oswaldo de Camargo, em São Paulo-SP; Quilombo de Palavras, organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Barbosa, em Salvador, na Bahia; Schwarze poesie/Poesia negra e Schwarze prosa/Prosa negra, organizadas por Moema Parente Augel e editadas na Alemanha por Édition diá em 1988 e 1993, com tradução de Johannes Augel; ou revista Callaloo volume 18, número 4, 1995, e volume 20, número 1 (estudo de Steven F. White), 1997, Virgínia, Estados Unidos.
Texto extraido da Sala Camutuê no site www.acordacultura.org.br
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Lançamento DVD “Raízes” do Tambores do Conde
O Projeto Tambores do Conde é fruto de oficinas de musicalização
iniciadas em 2009 na Pastoral do Menor de Vila do Conde, que desenvolve
um trabalho direcionado a crianças e adolescentes de 07 a 18 anos, com
vulnerabilidade e risco pessoal e social, no município de Barcarena.
A atividade principal realizada para o grupo são aulas de musicalização
(percussão, flauta doce e canto), teatro e dança (performance cênica,
confecção e manipulação de bonecos) e confecção de instrumentos musicais
com resíduos da natureza (madeiras, castanhas, cipós, cabaças,
sementes).
O Grupo musical Tambores do Conde, hoje com 27 jovens que, sob a
orientação e direção do músico e professor Waldiney Machado, do músico e
Prof. Maurício Panzera e do arte-educador e diretor cênico David Matos,
aprendem música e teatro, sob o olhar da preservação ambiental e da
transformação social.
A peculiaridade dessa ação é que os instrumentos do grupo são confeccionados a partir da
utilização de resíduos da natureza como sementes, cabaças, cuias,
peles, madeiras e cipós. Os próprios integrantes do grupo musical
estudam os materiais coletados, criam seus instrumentos e experimentam
novas sonoridades, trazendo aos estudos uma rica experiência musical,
que tem como repertório principal, músicas regionais e do cancioneiro
brasileiro.
O show desse ano traz a importante missão de lançamento do DVD Raízes,
registrado no ano passado. Dessa vez a condução do trabalho está nas
mãos dos professores Waldiney Machado, Guibson Landim e Tainá Corôa. O
show conta ainda com a participação especialíssima do Grupo RODA
CANTADA, do Arraial do Pavulagem. O Tambores do Conde apresenta o show
no Theatro da Paz, dia 23 de novembro (domingo), às 11 horas, com
entrada franca. O patrocínio é da Imerys.
Serviço
Lançamento DVD Raízes - Projeto Tambores do Conde
Data: 23 de novembro - domingo
Hora: 11h
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n
Entrada Franca
Lançamento DVD Raízes - Projeto Tambores do Conde
Data: 23 de novembro - domingo
Hora: 11h
Local: Theatro da Paz
Endereço: Rua da Paz, s/n
Entrada Franca
Fonte: www.guiart.com.br
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) abre inscrições para sessões temáticas do seu V Congresso
Orientações para proposição das Sessões Temáticas:
- Cada Sessão deverá ser composta por pesquisadores/ professor dos programas de pelo menos três programas vinculados ANPTECRE de pelo menos dois estados diferentes
- Indicar o nome da SESSÃO TEMÁTICA e uma ementa de até 250 palavras
- Para cada Sessão serão identificados os proponentes, com suas respectivas instituições, o e-mail de cada. Solicitamos a indicação de um coordenador de cada Sessão.
DIA 10 de novembro - Não perca o prazo !!! Faça a sua proposta para a SESSÃO TEMÁTICA é um espaço para articulação das pesquisas.
Envie sua proposta para vanptecre@gmail.com. Secretaria do V Congresso da ANPTECRE.
V CONGRESSO DA ANPTECRE
09 a 11 de setembro de 2015
Curitiba/PR
V CONGRESSO DA ANPTECRE
09 a 11 de setembro de 2015
Curitiba/PR
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Dia Nacional da Juventude 2014
A Pastoral da juventude Arquidiocesana de Belém convida todos/as jovens para o Dia Nacional da Juventude 2014, que tem como tema "juventude e tráfico humano" e como lema "feitos para sermos livres e não escravos/as". O evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2014 na paróquia de São Vicente de Paulo, situada no bairro do Paar, em Ananindeua.
Haverá formação sobre a temática da Campanha da fraternidade 2014 e a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, além de celebrações "de encontro do Deus da vida e de celebração da vida da juventude", comunica o secretário da PJ Heitor Ferro.
Haverá formação sobre a temática da Campanha da fraternidade 2014 e a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, além de celebrações "de encontro do Deus da vida e de celebração da vida da juventude", comunica o secretário da PJ Heitor Ferro.
Também será um momento em que os/as jovens poderão dialogar, se posicionar e questionar sobre a realidade da juventude. Como afirma Ferro, "é como alegria e muita esperança que vamos unir corações e mentes em prol da vida juventude de nossa Amazônia. É hora de juntos/as gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens. Somente uma juventude realmente orgânica e organizada é uma juventude forte, vamos juntos/as construir uma nova sociedade baseada no amor fraternal a todo/as".
Veja a programação
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
A noite em que a mesquita de Lisboa se encheu para debater o Estado Islâmico
“Por que é que algumas pessoas são atraídas para um grupo destes”, foi a
pergunta mais ouvida num debate que levou muita gente pela primeira vez
à Mesquita Central.
A comida acabou por chegar e o debate durou bem para lá da hora. Também começou depois do previsto: havia uns 130 inscritos para o jantar e apareceram mais de 200, foi preciso improvisar. Os jantares-tertúlia organizados pelo Clube de Filosofia Al-Mu'tamid (do instituto de estudos islâmicos com o mesmo nome da Universidade Lusófona) com a Comunidade Islâmica de Lisboa não são de agora, mas o tema do 14º era o Estado Islâmico e isso trouxe uma assistência recorde à Mesquita Central.
A comida acabou por chegar e o debate durou bem para lá da hora. Também começou depois do previsto: havia uns 130 inscritos para o jantar e apareceram mais de 200, foi preciso improvisar. Os jantares-tertúlia organizados pelo Clube de Filosofia Al-Mu'tamid (do instituto de estudos islâmicos com o mesmo nome da Universidade Lusófona) com a Comunidade Islâmica de Lisboa não são de agora, mas o tema do 14º era o Estado Islâmico e isso trouxe uma assistência recorde à Mesquita Central.
IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - Religião,Política, Laicidade: desafios contemporâneos
Nas sessões do
Simpósio sempre estará presente a relação entre dois polos, de um
lado, o Estado e a laicidade, de outro, a religião e as religiosidades.
No âmbito dessa relação, as discussões pontuarão os problemas e desafios
suscitados pelo contexto de violência, pela emergência de novos
direitos humanos e pela crescente presença do pluralismo religioso.
A primeira mesa, a guisa de premissa teórica, buscará e discutirá
conceituações em torno dos dois polos que estarão relacionados ao longo
do Simpósio, tendo como fonte os estudos e as pesquisas que vem
acontecendo em Portugal e no Brasil.
A segunda mesa
A terceira mesa abordará os fundamentos e concepções dos direitos
emergentes e seus desenvolvimentos na relação entre o Estado Laico e o
campo da religião.
A quarta mesa
O objetivo das mesas não se limita à discussão dos desafios e problemas
oriundos das temáticas em tela, mas avançará na busca de uma proposta de
investigação conjunta entre pesquisadores do Brasil e de Portugal, que
terá como escopo aprofundar as indagações surgidas nos debates. A
discussão e o encaminhamento dessa proposta será objetivo da última
sessão do Simpósio, a partir das sínteses apresentadas pelos
especialistas coordenadores das mesas.
Saiba mais aqui
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