terça-feira, 28 de outubro de 2014

Show imperdível em Belém


Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) abre inscrições para sessões temáticas do seu V Congresso

Orientações para proposição das Sessões Temáticas:

  1. Cada Sessão deverá ser composta por pesquisadores/ professor dos programas de pelo menos três programas vinculados ANPTECRE de pelo menos dois estados diferentes
  2. Indicar o nome da SESSÃO TEMÁTICA e uma ementa de até 250 palavras
  3. Para cada Sessão serão identificados os proponentes, com suas respectivas instituições, o e-mail de cada. Solicitamos a indicação de um coordenador de cada Sessão.
DIA 10 de novembro - Não perca o prazo !!! Faça a sua proposta para a SESSÃO TEMÁTICA é um espaço para articulação das pesquisas.

Envie sua proposta para vanptecre@gmail.comSecretaria do V Congresso da ANPTECRE.
V CONGRESSO DA ANPTECRE
09 a 11 de setembro de 2015
Curitiba/PR

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dia Nacional da Juventude 2014

www.institutoramagem.blogspot.com
A Pastoral da juventude Arquidiocesana de Belém convida todos/as jovens para o Dia Nacional da Juventude 2014, que tem como tema "juventude e tráfico humano" e como lema "feitos para sermos livres e não escravos/as". O evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2014 na paróquia de São Vicente de Paulo, situada no bairro do Paar, em Ananindeua.
Haverá formação sobre a temática da Campanha da fraternidade 2014 e a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, além de celebrações "de encontro do Deus da vida e de celebração da vida da juventude", comunica o secretário da PJ Heitor Ferro.
Também será um momento em que os/as jovens poderão dialogar, se posicionar e questionar sobre a realidade da juventude. Como afirma Ferro, "é como alegria e muita esperança que vamos unir corações e mentes em prol da vida juventude de nossa Amazônia. É hora de juntos/as gritar, girar o mundo, chega de violência e extermínio de jovens. Somente uma juventude realmente orgânica e organizada é uma juventude forte, vamos juntos/as construir uma nova sociedade baseada no amor fraternal a todo/as".

Veja a programação

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A noite em que a mesquita de Lisboa se encheu para debater o Estado Islâmico

“Por que é que algumas pessoas são atraídas para um grupo destes”, foi a pergunta mais ouvida num debate que levou muita gente pela primeira vez à Mesquita Central.

http://imagens2.publico.pt/imagens.aspx/881102?tp=UH&db=IMAGENS&w=749

A comida acabou por chegar e o debate durou bem para lá da hora. Também começou depois do previsto: havia uns 130 inscritos para o jantar e apareceram mais de 200, foi preciso improvisar. Os jantares-tertúlia organizados pelo Clube de Filosofia Al-Mu'tamid (do instituto de estudos islâmicos com o mesmo nome da Universidade Lusófona) com a Comunidade Islâmica de Lisboa não são de agora, mas o tema do 14º era o Estado Islâmico e isso trouxe uma assistência recorde à Mesquita Central.

IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - Religião,Política, Laicidade: desafios contemporâneos

http://www4.pucsp.br/lusobrasileiro/index.html

Nas sessões do Simpósio sempre estará presente a relação entre dois polos, de um lado, o Estado e a laicidade, de outro, a religião e as religiosidades. No âmbito dessa relação, as discussões pontuarão os problemas e desafios suscitados pelo contexto de violência, pela emergência de novos direitos humanos e pela crescente presença do pluralismo religioso. A primeira mesa, a guisa de premissa teórica, buscará e discutirá conceituações em torno dos dois polos que estarão relacionados ao longo do Simpósio, tendo como fonte os estudos e as pesquisas que vem acontecendo em Portugal e no Brasil. A segunda mesa A terceira mesa abordará os fundamentos e concepções dos direitos emergentes e seus desenvolvimentos na relação entre o Estado Laico e o campo da religião. A quarta mesa O objetivo das mesas não se limita à discussão dos desafios e problemas oriundos das temáticas em tela, mas avançará na busca de uma proposta de investigação conjunta entre pesquisadores do Brasil e de Portugal, que terá como escopo aprofundar as indagações surgidas nos debates. A discussão e o encaminhamento dessa proposta será objetivo da última sessão do Simpósio, a partir das sínteses apresentadas pelos especialistas coordenadores das mesas. 

Saiba mais aqui

Mudança climática em sala de aula

© UNESCO

Curso da UNESCO para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS).










O curso da UNESCO para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS) foi criado com o objetivo de capacitar professores de diversas áreas a introduzir a EMCDS em todo o currículo, ou seja, não somente nas aulas de ciências, como também em várias áreas em que o clima tem impactado ou irá impactar no futuro, como ética, estudos sociais, economia, ciência política, entre outras.
Os materiais do curso de seis dias estão organizados em quatro partes:
  1. Estrutura e visão geral do curso
  2. Materiais para os capacitadores do curso
  3. Materiais diários para os professores
  4. Apostilas do curso
Brasília: UNESCO, 2014. (374 p.), il., mapas. ISBN: 978-85-7652-193-8
Título original: Climate change in the classroom: UNESCO course for secondary teachers on climate change education for sustainable development (CCESD).
Free download:
Slides do curso (PDF):

Fonte: Unesco

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Seminário "ECUMENISMO - CONVIVER NA DIVERSIDADE", em Belém do Pará


O Seminário "ECUMENISMO - CONVIVER NA DIVERSIDADE" propõe-se a revisitar a caminhada ecumênica, assim como, motivar, acolher e promover o diálogo e a cooperação entre os cristãos e cristãs e valorizar cada pessoa mantendo a sua autonomia em busca da unidade e da comunhão fraterna.
Objetiva, ainda, ampliar a discussão da temática no âmbito das igrejas cristãs
com o desafio de buscar alternativas que fortaleçam os horizontes do diálogo e do respeito, unindo nossas igrejas numa "associação fraterna" que possibilite uma ação conjunta na missão de construir o reino de justiça e paz.

Programação

Dia 01 de Novembro (Sábado):
7h30 – Chegada
8h às 9h – Café da manhã
9h às 9h45 – Momento de Oração: Celebrando a convivência
9h45 às 10h - bertura - Apresentação da temática
10h às 12h - Mesa-redonda: Os caminhos das relações ecumênicas em Belém-PA
Almoço
14h às 15h30 - Oficinas:
- Liturgia Ecumênica
- Formação Ecumênica
- Convivência Bíblica Ecumênica
16h às 18h - Palestra “Ecumenismo: espiritualidade do encontro, do cuidado e da escuta do diferente; porta que se abre à alteridade”



Dia 02 de Novembro (Domingo):7h às 8h – Café da manhã
8h às 9h30 – Oficinas:
- Diaconia Ecumênica
- Convivência Ecumênica em Pequenos Grupos
9h30 às 10h – Socialização
10h às 10h15 – Apresentação da Síntese
10h15 às 10h45
Desafios e perspectivas
11h – Celebração
12h – Almoço

Informações e inscrições:
8118-5785 (Tim)
8761-1183 (Oi)
8415-1123- (Claro)