sábado, 17 de maio de 2014

Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos

A Exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos promovida pela Embaixada da Noruega chega a Belém com o apoio da Prefeitura de Belém ,juntamente com a Belemtur e o Instituto Socioambiental (ISA).

Data: 21 de maio a 22 de junho de 2014
Hora: 5h às 22h
Local: Complexo Ver o Rio, Belém-Pa.

Entrada franca.


A exposição traz momentos e personagens históricos, retratados em um período de 33 anos no qual os povos indígenas saíram da invisibilidade para entrar de vez no imaginário e na agenda do Brasil.

O marco desse processo foi o capítulo dos direitos indígenas da Constituição. Entre outros temas, as imagens retratam a participação indígena na Constituinte (19861988); a batalha pelo reconhecimento das Terras Indígenas; a resistência às invasões de garimpeiros e madeireiros; o apoio de músicos como Sting e Milton Nascimento; a apropriação das tecnologias do homem branco; as ameaças aos últimos povos “isolados”; as mobilizações recentes pela garantia de seus direitos. Uma verdadeira aula de história do Brasil para crianças e adolescentes. A ideia é oferecer aos visitantes não somente informações sobre a história da luta indígena por seus direitos, mas também sensibilizá-los para a sociodiversidade indígena no país, como dados sobre a população atual, seus modos de vida, lideranças mais atuantes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário