quinta-feira, 31 de julho de 2014

Marcada para 22 de agosto a 2ª Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro

Movimento quer unir grupos de resistência negra e prevê manifestações em diversas capitais e grandes cidades do país
Criada faz alguns anos na Bahia pelos núcleos que impulsionam a campanha “Reaja ou será morta/Reaja ou será morto”, a Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro cresceu, ganhando expressão nacional. É uma iniciativa – explica Marcos Cesar, militante da Uneafro-Brasil e integrante da organização da marcha - que busca a unificação dos grupos de resistência negra no sentido de denunciar e enfrentar o Estado que promove o Genocídio do Povo Negro através da ação armada da polícia, do encarceramento em massa e da negação deliberada de diretos básicos como acesso à educação de qualidade, saúde e moradia digna.”
No documento de divulgação intitulado "A FÚRIA NEGRA RESSUSCITA OUTRA VEZ!", os organizadores da campanha em São Paulo lembram que o termo genocídio se refere ao processo de extinção física de uma determinada raça e informam nesse estado, de 2002 para 2011, houve um aumento de 24% nas mortes de jovens negros, que cresceram de 11.321 para 13.405. O texto lembra ainda que os três primeiros meses de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013, apresentaram um aumento de 206,9% do número de pessoas mortas por policiais em serviço.

“É uma marcha das mães, esposas, mulheres e filhas das vítimas, por que são elas que sofrem as consequências, mas participa todo mundo que é solidário com a luta contra o genocídio”, diz Reginaldo Bispo, integrante da organização da Marcha e membro da Fração MNU de Lutas. Ele alerta que entre os princípios da Marcha está a não aceitação do apoio de governos ou de partidos. “Não serão aceitos oportunismos, como candidatos posando pra fotos ou representantes de partidos políticos apresentando-se como nossos porta-vozes.”, confirma o texto acima citado.

Em São Paulo, a II Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro terá concentração inicial no vão do Masp, na avenida Paulista, a partir das 17 horas, com o início da marcha previsto para 19 horas.

Mais informações aqui.


Fonte : CEERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário