domingo, 17 de agosto de 2014

Seminário Internacional: Teologia, Política e Cultura


Saiba mais: www.est.edu.br/eventos/seminario-internacional-teologia-politica-e-cultura/


Nossos países, igrejas e centros de educação teológica estão inseridos nesse novo mundo global de forma subalterna. O império não se limita a um ou outro país, mas é uma forma nova de dominação mundial que atravessa todas as sociedades, com implicações para a vida de milhões de pessoas, para o meio ambiente e para a própria sobrevivência das atuais civilizações. Slavoj Zizek, filósofo esloveno e crítico implacável da atual configuração do capitalismo mundial, escreveu sobre o livro Império, de M. Hardt e Antonio Negri, que a grande contribuição desses autores ao estudar este tema crucial do século 21 foi trazer à luz a natureza contraditória do capitalismo turbinado e de identificar as forças progressistas no interior de sua dinâmica. Este seminário pretende debater a fundo este tema para avaliar como damos conta das ambiguidades que nos assaltam – enquanto teólogos, teólogas e pessoas identificadas com a vida e a missão das igrejas cristãs – para assim buscar formas de enfrentamento do “espírito do Império” em direção à “liberdade para a qual Cristo nos libertou” (Gálatas 5.1).
A perspectiva a ser adotada como ponto de partida para o seminário é a necessidade radical de “pensar a vida humana ‘a partir de baixo’, das vítimas e marginalizados dos processos globais imperiais, dos lugares dos mais necessitados”, isto é, das vítimas do despojo e do preconceito, por quaisquer razões que sejam. Só assim será possível imaginar e lutar por uma nova sociedade calcada na esperança contra toda a esperança. O livro recentemente traduzido ao português, Para além do espírito do Império. Novas perspectivas em política e religião (São Paulo: Paulinas, 2012), da autoria de Néstor Míguez, Joerg Rieger e Jung Mo Sung, servirá como texto básico para o debate. A presença dos autores dará ao Seminário um perfil específico e altamente criativo para o debate e as perspectivas de futuro da reflexão teológica contemporânea na América Latina e alhures.
Com o objetivo de reunir teólogos e teólogas da América Latina, Caribe e América do Norte para um debate crítico sobre como fazer teologia nos tempos do Imnpério global e as novas formas históricas de dominação, o presente Seminário é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa “Interculturalidade na América Latina”, do PPG de Faculdades EST, coordenado pelos docentes Dr. Roberto E. Zwetsch e Profª Ms. Selenir G. Kronbauer. Diante disso, a presente circular tem o objetivo de apresentar as principais informações sobre o evento, possibilitando a participação ativa de todos/as interessados/as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário