sexta-feira, 18 de maio de 2018

Ananindeua promove formação em ensino religioso

A Coordenação da Disciplina Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED), sob articulação do professor Douglas Silva, promoveu nessa manhã o II Encontro de Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso.
A mesa de abertura (foto acima) foi composta pelos professores/as: Miciko Assano (Diretoria de Ensino Fundamental Anos Iniciais/SEMED), Lívia Maria de Seixas (Diretoria de Ensino Fundamental Anos Finais), Douglas Silva (Coord. Disciplina Ensino Religioso), Saulo de Tarso Baptista (Docente da Graduação e da Pós-Graduação em Ciências da Religião/UEPA), Elcio Sant'Anna (Coord. da Pós-Graduação da FATEBE) e Rodrigo dos Santos (Docente de Ensino Religoso da SEDUC e SEMEC).
Conforme a programação, os objetivos da formação eram: "garantir aos docentes e núcleo gestor qualificação e atualização das práticas pedagógicas, através de e variadas metodologias, oriundas da Ciência (as) da Religião (ões), conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a propiciar aos educandos, o Ensino Religioso laico, com o acesso e o respeito à diversidade religiosa, presente no Estado Brasileiro".
As palestras foram de alto nível. O professor Saulo Baptista, doutor em Ciências da Religião, abordou o tema "Fundamentalismo: a fé do intolerante", apresentando as características de grupos e pessoas fundamentalistas e as suas potenciais ameaças para a sociedade. Já o professor Rodrigo dos Santos, doutorando em Ciências da Religião, trabalhou com o tema "Ciência da Religião aplicada no Ensino Religioso", traçando um histórico da Ciência da Religião, demonstrando sua aplicabilidade e seus diversos métodos no Ensino Religioso. O debate em torno dos assuntos foi expressivo e bem condizido pelo professor Elcio Sant'Anna.
O município de Ananindeua se destaca pela iniciativa de capacitar os/as profissionais de educação envolvidos/as com a ministração do componente curricular Ensino Religioso no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. Que venham outros encontros de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário