terça-feira, 8 de maio de 2018

Estudantes da UEPA escrevem por direitos humanos

Todos os anos a Anistia Internacional promove a campanha chamada Escreva por Direitos, que reúne casos emblemáticos de pessoas ao redor do mundo que tem seus direitos violados. Através de mobilização global na escrita de cartas, busca-se pressionar as autoridades e gerar solidariedade aos ativistas que estão sofrendo perseguição. No ano passado, por exemplo, foram mais de 4,6 milhões de ações feitas em defesa destas pessoas.

Numa estratégia pedagógica que alia variadas abordagens metodológicas, exercício dissertativo e intervenção na realidade, discentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA) aderiram à campanha Escreva por Direitos. Sob a coordenação do professor Tony Vilhena, foram produzidas mais de cem cartas, dividas entre os casos indicados pela Anistia Internacional. O caso que mereceu mais atenção foi o do massacre de trabalhadores rurais na cidade paraense de Pau D'arco, em maio de 2017, quando as polícias Civil e Militar do Pará fizeram uma intervenção desastrada e covarde ao cumprir um mandado judicial numa fazenda ocupada.
Além das cartas escritas, também foi acessado o sítio eletrônico da Anistia para contribuir na campanha virtual. As cartas agora serão enviadas para seus destinatários, dentro e fora do Brasil, com os custos cobertos pelo Instituto Ramagem, parceiro da iniciativa.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário