quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

MPF processa os radialistas Nonato Pereira, Jimmy Night e a Rádio Marajoara por xenofobia e discurso de ódio contra indígenas Warao

Foto de Nonato Pereira: Blog Neemias Cordeiro

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação civil pública contra a emissora de rádio Marajoara, responsável pela rádio Mix FM, em Belém (PA), e contra os radialistas Raimundo Nonato da Silva Pereira e Hailton Pantoja Ferreira pela veiculação de discurso de ódio, preconceito, discriminação e xenofobia contra os indígenas da etnia Warao, originários de onde hoje é a Venezuela.

O programa citado na ação foi ao ar em agosto de 2018. Em alguns minutos de conversa entre o locutor Nonato Pereira e o repórter Hailton Ferreira, o Jimmy Night, diversas vezes os indígenas foram chamados de "vagabundos", entre outros preconceitos e ofensas.

O MPF pediu à Justiça que seja determinada a veiculação pela rádio, por pelo menos um ano, de conteúdos propostos pelos próprios Warao, além do pagamento, pela empresa e pelos radialistas, de R$ 300 mil em indenização por danos morais coletivos aos indígenas.

 Separamos aqui apenas um trecho do diálogo entre os radialistas, quando eles avaliam a situação dos Warao em Belém:

-  Jimmy Night:  [...] Nonato, que a saída seria pegar uma dessas ilhas aqui! Levar todas essas pessoas. Porque eles gostam de viverem lugares abertos perto de rios. São índios! Então não pode colocar dentro de casas.

- Nonato Pereira: Eles não querem nada. Eles não querem nada com nada. Eles querem ficar na vagabundagem, rapaz! Eles querem ficar na vagabundagem pelas ruas de Belém, 'pow'! Não vê ai que apareceu gente oferecendo moradia, oferecendo uma série de outras coisas para os camaradas  viverem como viviam na tribo.  É uma cambada de índio vagabundo, rapaz!  

Vale lembrar que Nonato Pereira já foi preso por fraudes à licitações no município de Vitória do Xingu, é condenado por injúria e difamação e responde por outros processos criminais. Mas, mesmo assim, tem a audácia de se apresentar como a palmatória pública da moralidade, típica dos picaretas do conservadorismo que estão ditando os rumos do Brasil atual.

Com informações do site do MPF
Com foto do Blog Neemias Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário