sábado, 17 de fevereiro de 2024

Um pastor "desigrejado" na novela das 9

Pe. Santo e Pr. Lívio

No capítulo deste sábado, 17/02, da novela Renascer, uma conversa entre dois personagens trouxe à tona um fragmento da realidade religiosa brasileira. Padre Santo (Chico Diaz) dá uma carona para um recém conhecido que durante o trajeto se apresenta como um pastor "desigrejado", trata-se de Lívio (Breno da Matta),

Interessante notar que originalmente, na trama exibida em 1993, o autor Benedito Ruy Barbosa apresentou o personagem Lívio como um sacerdote católico que vivia numa contradição entre o compromisso com a Igreja e o amor por uma mulher casada.

Mas agora, no remake da novela dirigido por Bruno Luperi, neto do autor da trama original, Lívio surge como um pastor frustrado com os rumos que as igrejas evangélicas tomaram na sociedade, mas com uma fé viva e engajada. Tanto que cita em seu diálogo com o padre uma famosa frase do reverendo John Wesley, 'fundador" da Igreja Metodista: "o mundo é minha paróquia", que significa que está fora do templo o espaço para a espiritualidade comprometida com o bem.

Assim, produz uma interessante reflexão sobre o papel do segmento religioso evangélico que cresce a cada dia, abrindo diversas igrejas, apresentando uma pluralidade de visões de mundo, mas com setores consideráveis alinhados com discursos políticos antidemocráticos e fundamentalistas, que vêm contribuindo para o afastamento (por perseguição ou desistência pessoal) de membros que não concordam com tais posturas. O "desigrejamento" é um fenômeno que ocorre quando pessoas se frustram com as lideranças e posicionamento das igrejas, com isso se afastam da instituição religiosa, contudo, não abandonam a fé. 

Será que o padre e o pastor trabalharão juntos em iniciativas ecumênicas?

Acompanhemos o desenrolar do personagem nas cenas dos próximos capítulos.

Por Tony Vilhena - Cientista político

Nenhum comentário:

Postar um comentário