Para acessar as três obras, bem como os matérias da web conferência
realizada com todos os diretores e 1 professores das ciências humanas de
cada escola da rede estadual de ensino, basta clicar no link abaixo:
Uma das marcas expressivas da diversidade cultural brasileira
encontra-se no campo religioso, onde (con)vivem inúmeras crenças e
tradições religiosas de matriz indígena, africana, oriental e semita.
Essa diversidade religiosa historicamente constituída por interações,
imposições e hibridismos, constitui uma riqueza ímpar nas diversas
culturas presentes em nosso país. Mas, ao mesmo tempo, exige atenção e
esforços conjuntos no sentido de erradicar conflitos e relações de poder
geradas por grupos hegemônicos, que buscam produzir identidades e
diferenças na intenção de manter privilégios, por meio de processos de
normalização do outro e anulação das diferenças.
Um dos caminhos é buscar construir perspectivas e práticas
pedagógicas e sociais que, de forma interdisciplinar e intercultural,
tomem por princípio a alteridade, extirpando lógicas, epistemologias e
valores que legitimam processos de exclusões, desigualdades e
“genocídios culturais”, trazendo a novidade que se (re)vela nos valores
ético-culturais da diversidade.
Neste sentido, as obras As Aventuras de Yara: conhecendo, respeitando e convivendo com a diversidade religiosa e os direitos humanos, volume 01 e 02 (estudantes), e Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitar e conviver
(educador) apresentam conhecimentos fundamentais para a compreensão
crítica da diversidade religiosa e sua relação com a promoção dos
direitos humanos no contexto social, político, educacional e religioso.
A produção das obras é resultado da parceria entre o Grupo de
Pesquisa MOVER, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o
Grupo de Pesquisa GPEAD, da Fundação Universidade Regional de Blumenau
(FURB), apoiados pela Diretoria de Políticas de Educação em Direitos
Humanos e Cidadania (DPEDHUC/SECADI/MEC).
Dado a relevância e o pioneirismo da produção nesta temática, a
Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED), reproduziu 135
mil exemplares dos cadernos do estudante, distribuindo-os em todas as
unidades escolas da rede estadual de ensino. Está disponibilizando
também o caderno do educador para a realização de estudos e formação
continuada de professores.
O material pode ser utilizado por diferentes áreas do conhecimento da
educação básica (ciências humanas, linguagem, Ensino Religioso...) e
componentes curriculares (história, sociologia, geografia, arte, ensino
religioso, filosofia e outros), propiciando diálogos entre saberes,
conhecimentos e experiências relacionadas à diversidade religiosa e os
direitos humanos.
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