terça-feira, 27 de setembro de 2022

Mostra de Sociologia em homenagem a Marielle Franco


Estudantes das escolas estaduais Cecília Meireles e João Prudêncio de Brito, em Parauapebas/PA, estão em campo de pesquisa diante de diversos temas levantados pelo o interesse coletivo: racismo; destruição do meio ambiente; participação de população feminina, negra, indígena, quilombola e jovem na política; falta de estrutura escolar; diversidade cultural; intolerância religiosa; transporte público; etc.
Trata-se da preparação para a Mostra Marielle Franco de Sociologia, que visa contribuir para a iniciação científica na Educação Básica, sob coordenação do professor Tony Vilhena.
A Mostra promoverá leituras de textos acadêmicos, conhecimentos sobre as normas da ABNT e uso de metodologia científica nas escolas, contribuindo para a preparação de estudantes para futura jornada acadêmica no Ensino Superior e atuação cidadã no cotidiano, dentro de sua realidade imediata.
De 24 a 26 de outubro, será a culminância com entrega de artigos, palestras, documentários, campanhas em redes sociais, divulgação de podcasts e murais. 

Homenageada
MARIELLE FRANCO, contra todas as adversidades de sua vida pessoal, estudou e se formou em Sociologia (PUC/RJ), seguindo seus estudos em Mestrado (UFF). Seus conhecimentos e sua militância por direitos humanos, antirracista e em prol de pessoas LGBTQIA+ a levaram a conquistar assento da Câmara de Vereadores/as do Rio de Janeiro, onde sua atuação parlamentar chamou atenção por defender a juventude das favelas e denunciar a ação de milícias e policiais corruptos.
Como consequência, foi covardemente assassinada, junto com o motorista Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018, em crime ainda não solucionado pelas autoridades.
Marielle Franco, presente, presente, presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário