segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A crise climática afeta as religiões pelo mundo

O Canal Meio trouxe um recorte de uma matéria interessante publicada originalmente no Washington Post.

"As mudanças climáticas estão afetando a maneira em que fiéis fazem suas peregrinações pelo mundo.

Seja no Oriente Médio, onde mais de 1.300 pessoas morreram devido ao calor excessivo na Arábia Saudita durante o Hajj ou no Iraque com mais de 20 milhões de peregrinos caminhando em estradas empoeiradas no calor implacável, eles buscam maneiras de se adaptarem para seguir a tradição religiosa, como transferir alguns rituais e caminhadas para a noite na tentativa de fugir das altas temperaturas.

No Peru, uma peregrinação à base da geleira sagrada Colque Punku por 100 mil fiéis indígenas está a cada ano mais comprometida pelo derretimento das rochas congeladas.

Na Espanha, o caminho de Santiago de Compostela tem ficado cada vez mais mortal pelo calor e os incêndios florestais que ocorrem ao longo do trajeto, enquanto templos budistas na Tailândia estão mais vulneráveis a inundações conforme sobe o nível dos oceanos".

Um caso Amazônico

Acrescentamos que, em Belém do Pará, o Círio de Nazaré, a procissão católica que reúne no segundo domingo de outubro mais 2 milhões de pessoas em caminhada da Catedral da Sé até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, num percurso de 3,6 Km, recebeu atenção especial neste ano para alertar as pessoas sobre os riscos do calor intenso.

O Instituto Imazon entrevistou o professor Everaldo de Souza, titular do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que apresentou como a temperatura vem aumentando ao longo das últimas três décadas justamente no período do Círio, tanto nas mínimas, quando a procissão começa de manhã cedo, quanto nas máximas, já pelo período da tarde.

Veja a postagem no Instagram: 

União pelo clima

Isso revela a importância das diversas religiões, espiritualidades e crenças se unirem em torno de ações práticas que enfrentem e crise climática.

Uma experiência muito positiva é a Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais – IRI é um programa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) presente no Brasil, Peru, Colômbia, República Democrática do Congo e Indonésia. Esses países concentram 70% das florestas tropicais remanescentes no mundo e também lideram o ranking de desmatamento. Participe! Alie-se!

Saiba mais em: https://iribrasil.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário