quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mudança climática em sala de aula

© UNESCO

Curso da UNESCO para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS).










O curso da UNESCO para professores secundários (fundamental II e ensino médio) sobre educação em mudança climática e desenvolvimento sustentável (EMCDS) foi criado com o objetivo de capacitar professores de diversas áreas a introduzir a EMCDS em todo o currículo, ou seja, não somente nas aulas de ciências, como também em várias áreas em que o clima tem impactado ou irá impactar no futuro, como ética, estudos sociais, economia, ciência política, entre outras.
Os materiais do curso de seis dias estão organizados em quatro partes:
  1. Estrutura e visão geral do curso
  2. Materiais para os capacitadores do curso
  3. Materiais diários para os professores
  4. Apostilas do curso
Brasília: UNESCO, 2014. (374 p.), il., mapas. ISBN: 978-85-7652-193-8
Título original: Climate change in the classroom: UNESCO course for secondary teachers on climate change education for sustainable development (CCESD).
Free download:
Slides do curso (PDF):

Fonte: Unesco

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Seminário "ECUMENISMO - CONVIVER NA DIVERSIDADE", em Belém do Pará


O Seminário "ECUMENISMO - CONVIVER NA DIVERSIDADE" propõe-se a revisitar a caminhada ecumênica, assim como, motivar, acolher e promover o diálogo e a cooperação entre os cristãos e cristãs e valorizar cada pessoa mantendo a sua autonomia em busca da unidade e da comunhão fraterna.
Objetiva, ainda, ampliar a discussão da temática no âmbito das igrejas cristãs
com o desafio de buscar alternativas que fortaleçam os horizontes do diálogo e do respeito, unindo nossas igrejas numa "associação fraterna" que possibilite uma ação conjunta na missão de construir o reino de justiça e paz.

Programação

Dia 01 de Novembro (Sábado):
7h30 – Chegada
8h às 9h – Café da manhã
9h às 9h45 – Momento de Oração: Celebrando a convivência
9h45 às 10h - bertura - Apresentação da temática
10h às 12h - Mesa-redonda: Os caminhos das relações ecumênicas em Belém-PA
Almoço
14h às 15h30 - Oficinas:
- Liturgia Ecumênica
- Formação Ecumênica
- Convivência Bíblica Ecumênica
16h às 18h - Palestra “Ecumenismo: espiritualidade do encontro, do cuidado e da escuta do diferente; porta que se abre à alteridade”



Dia 02 de Novembro (Domingo):7h às 8h – Café da manhã
8h às 9h30 – Oficinas:
- Diaconia Ecumênica
- Convivência Ecumênica em Pequenos Grupos
9h30 às 10h – Socialização
10h às 10h15 – Apresentação da Síntese
10h15 às 10h45
Desafios e perspectivas
11h – Celebração
12h – Almoço

Informações e inscrições:
8118-5785 (Tim)
8761-1183 (Oi)
8415-1123- (Claro)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Senad oferece curso online e gratuito sobre prevenção de drogas

Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), o curso Supera chega à 7ª edição com mais de 15 mil vagas abertas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de novembro de 2014 no site www.supera.senad.gov.br.

Secretaria de Educação de Santa Catarina lança projeto de diversidade religiosa e direitos humanos

Para acessar as três obras, bem como os matérias da web conferência realizada com todos os diretores e 1 professores das ciências humanas de cada escola da rede estadual de ensino, basta clicar no link abaixo:
Uma das marcas expressivas da diversidade cultural brasileira encontra-se no campo religioso, onde (con)vivem inúmeras crenças e tradições religiosas de matriz indígena, africana, oriental e semita. Essa diversidade religiosa historicamente constituída por interações, imposições e hibridismos, constitui uma riqueza ímpar nas diversas culturas presentes em nosso país. Mas, ao mesmo tempo, exige atenção e esforços conjuntos no sentido de erradicar conflitos e relações de poder geradas por grupos hegemônicos, que buscam produzir identidades e diferenças na intenção de manter privilégios, por meio de processos de normalização do outro e anulação das diferenças.

Os evangélicos e a ditadura militar

Documentos inéditos do projeto Brasil: Nunca Mais - até agora guardados no Exterior - chegam ao País e podem jogar luz sobre o comportamento dos evangélicos nos anos de chumbo

Rodrigo Cardoso
 

img.jpg
g.jpg 
No primeiro dia foram oito horas de torturas patrocinadas por sete militares. Pau de arara, choque elétrico, cadeira do dragão e insultos, na tentativa de lhe quebrar a resistência física e moral. “Eu tinha muito medo do que ia sentir na pele, mas principalmente de não suportar e falar. Queriam que eu desse o nome de todos os meus amigos, endereços... Eu dizia: ‘Não posso fazer isso.’ Como eu poderia trazê-los para passar pelo que eu estava passando?” Foram mais de 20 dias de torturas a partir de 28 de fevereiro de 1970, nos porões do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), em São Paulo. O estudante de ciências sociais da Universidade de São Paulo (USP) Anivaldo Pereira Padilha, da Igreja Metodista do bairro da Luz, tinha 29 anos quando foi preso pelo temido órgão do Exército. Lá chegou a pensar em suicídio, com medo de trair os companheiros de igreja que comungavam de sua sede por justiça social. Mas o mineiro acredita piamente que conseguiu manter o silêncio, apesar das atrocidades que sofreu no corpo franzino, por causa da fé. A mesma crença que o manteve calado e o conduziu, depois de dez meses preso, para um exílio de 13 anos em países como Uruguai, Suíça e Estados Unidos levou vários evangélicos a colaborar com a máquina repressora da ditadura. Delatando irmãos de igreja, promovendo eventos em favor dos militares e até torturando. Os primeiros eram ecumênicos e promoviam ações sociais e os segundos eram herméticos e lutavam contra a ameaça comunista. Padilha foi um entre muitos que tombaram pelas mãos de religiosos protestantes.

Simpósio "Os evangélicos e a ditadura militar de 1964-85"

Simpósio, dias 08 e 09 de outubro de 2014, no Auditório da Reitoria da UEPA.
 
O Grupo de Pesquisa “Movimentos, Instituições e Culturas Evangélicas na Amazônia – MICEA”, que já conta com dois anos de atuação, em parceria com o Gruo de Pesquisa “Religião, Democracia e Política”, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UEPA, propõem esse primeiro Simpósio intitulado “Os Evangélicos e a Ditadura Militar (1964-1985)”, a fim de revisitar, criticamente, as relações entre importantes tradições que compõem o campo religioso brasileiro e as dimensões políticas e sociais de um período essencial da história recente do nosso Brasil, inclusive para entender os processos de redemocratização.
As muitas igrejas evangélicas, durante e após a ditadura, majoritariamente praticaram a amnésia, ou seja, o “esquecimento” e/ou negação histórica dos muitos “crucificados/torturados” nos “porões/cruzes” e exílios impostos pelo regime. Não faltam relatos históricos de “irmãos na fé” delatando outros irmãos, pois o reino dos céus deve combater o satã comunista. Até mesmo relatos de vários pastores que agiam muito mais como militares e/ou civis torturadores. Certamente houve os que resistiam, ou seja, parcelas de evangélicos que se opuseram, ora mais discretamente, ora mais ostensivamente. Assim, os cristãos evangélicos escancaram suas ambiguidades, enquanto fenômeno cultural, em uma época histórica que, para esse tema, ainda precisa ser muito estudado.
 
Programação
 
08/10/2014
9 às 10h - Inscrições
10h - Abertura solene - Apresentação do evento (MICEA)
10h30min - Informações sobre os trabalhos da Comissão da Verdade Nacional e da Comissão da Verdade Estadual.
16h - Conferência e Debate: "Os evangélicos e a ditadura de 1964 a 1985"
Anivaldo Padilha (Comissão Nacional da Verdade)
Mediador: Prof. Dr. Manoel Moraes Jr. (DFCS / PPGCR)
 
09/10/2014
10h - Mesa-redonda: "Direitos Humanos e Ecumenismo no Pará"
Professores:
Prof. Dr. Jaime Cuellar Velarde
Prof. Dr. Antonio Carlos Teles da Silva
Mediador: Prof. Dr. Saulo Baptista (DFCS / PPGCR)
15h - Mesa-redonda:
Anivaldo Padilha (Comissão Nacional da Verdade)
Rosa Marga Rothe (Pastora Luterana / Mestre em Antropologia-UFPA)
Maurício Zeni (DFCS/UEPA— Doutor em História - UFF)
Mediador: Prof. Dr. Gustavo Soldati Reis (DFCS / PPGCR)
Inscrições
Valor: R$10,00
Faça sua inscrição no Local do Evento ou enviando a Ficha de Inscrição para
os seguintes endereços: saulo.baptista@gmail.com ou ppgreligiao@gmail.com.
 
VAGAS LIMITADAS!!!
 
 
Fonte: Panfleto do MICEA.