sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

27º Congresso Internacional Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER

O 27º Congresso Internacional Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER – a se realizar entre os dias 15 a 18 de julho de 2014, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – refletirá sobre o seguinte tema: Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas.
Evento tradicional da área, com avaliação Qualis A pela CAPES, em 2008, os Congressos da SOTER sempre atraem um número significativo de teólogos/as, cientistas da religião e pesquisadores/as de áreas afins do Brasil e de outros países.


Veja o site


Principal associação da área de Ciências da Religião e Teologia do Brasil, a SOTER mostra-se muito ativa no país – participou nos debates do Projeto de Lei sobre a regulamentação da Profissão de Teólogo/a, nas discussões sobre a Matriz Curricular do bacharelado em Teologia, nas discussões sobre o Ensino Religioso – e fora dele também – presença marcante na Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia – INSeCT –, com sede jurídica na Alemanha, na organização do Congresso Internacional de Teologia realizado na Unisinos, São Leopoldo, RS, em outubro de 2012, nos fóruns internacionais de Teologia da Libertação, ligados aos fóruns sociais mundiais. A próxima reunião da INSeCT acontecerá durante o próximo Congresso da Soter, em Belo Horizonte.
O Congresso organizado pela SOTER em 2013 reuniu cerca de 600 participantes, entre sócios/as da entidade e pesquisadores/as da área e de áreas afins. Para 2014 a expectativa é mantermos esse índice. Os Congressos de cada ano se inserem no debate sobre o papel e a relevância das religiões nas sociedades em geral e na sociedade brasileira em particular, como se pode ver nos temas dos últimos eventos: 2010: As religiões e a Paz Mundial; 2011: Religião e Educação para a Cidadania; 2012: Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política; 2013: Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos – Narrativas.  Para 2014 o tema escolhido é Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas e refletirá sobre a participação das espiritualidades, de maneira geral, as religiões e as igrejas, de forma particular, nas dinâmicas sociais, tanto do passado quanto do presente.
A Diretoria e a Comissão Organizadora propõem para 2014 uma série de conferências, debates, Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns Temáticos (FTs), que propiciarão o encontro, a discussão e aprofundamento do tema central do Congresso, bem como das pesquisas que as Ciências da Religião e a Teologia e as áreas afins têm feito atualmente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário