terça-feira, 11 de março de 2014

Seminário em Belém será no mês de agosto

 O projeto Descaminhos da Intolerância: imagens, identidades, testemunhos e reflexões construindo uma cultura de paz  está voltado para as áreas da História, Cinema, Ciências Sociais, Literatura e Educação com ênfase nas diferentes formas de intolerância que afligem a sociedade contemporânea.
  O cinema, a literatura de testemunho e a história oral serão os eixos norteadores das temáticas a serem debatidas, tendo como foco principal as atrocidades promovidas pelo Holocausto e as formas de intolerância presentes na contemporaneidade, enfatizando-se as manifestações religiosas de matriz africana e as distintas formas de expressão da sexualidade que, ainda hoje, mesmo se reconhecendo suas conquistas, sofrem com práticas discriminatórias. 
Sendo assim, queremos propor uma reflexão sobre a intolerância que nos cerca e os caminhos que podemos percorrer, principalmente nos espaços da educação formal, para a construção de uma sociedade de paz.
O evento objetiva alcançar o público universitário com discussões acadêmicas apresentadas por professores pesquisadores no tema em foco, bem como estabelecer um diálogo com representantes de grupos acometidos por atos de intolerância, como os participantes de religiões de matriz africana e os que possuem identidades LGBTs. 
Na finalidade de se construir um espaço escolar que prime pelo respeito à diversidade e que possibilite aos alunos refletirem sobre temas propostos pelo ENEM que vão ao encontro do exercício de uma ética de respeito ao outro é que o evento também objetiva envolver  alunos do ensino médio com uma programação específica.
Além da presença de renomados nomes do mundo acadêmico, como o Professor Dr. Wagner Pinheiro Pereira (UFRJ), Professor Dr. José Alves Júnior (UFPA) e Professor Dr. Fernando Arthur Neves (UFPA), dentre outros, também contaremos com a participação inédita, em Belém, de Aleksander Henryk Laks, Presidente da Associação Brasileira dos Israelitas Sobreviventes da Perseguição Nazista.
A presença do senhor Laks será uma oportunidade única de estudantes e educadores redescobrirem o Holocausto pelo testemunho de um sobrevivente dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, relacionando sua experiência de vida com as várias faces de intolerância que ainda assombram o mundo.
Convidamos a todos para se fazerem presentes no evento a fim de trilharmos um caminho para uma sociedade mais tolerante.

Comissão Organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário