terça-feira, 23 de setembro de 2014

UFPA abre inscrição para Especialização em Educação

Para qualificar profissionais atuantes nas escolas públicas de educação básica e proporcionar melhores ambientes de aprendizagem, existe o Curso de Especialização “Escola que Protege”, da Universidade Federal do Pará, que está com edital aberto e em processo de inscrições para 2014. São 150 vagas ofertadas, distribuídas igualmente para os campi de Belém, Breves e Cametá, e 20% delas estarão destinadas à demanda social. O curso é gratuito, tem duração de 8 meses e será ofertado na modalidade presencial, com parte da carga horária desenvolvida a distância. Confira o edital e a Errata.

O curso é voltado para graduados em curso superior reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), os quais atuem e estejam em pleno exercício de suas funções como professor(a), diretor(a), vice-diretor(a), coordenador pedagógico(a) e técnicos em educação em escolas de educação básica. As vagas reservadas na área da demanda social são para recém-formados na UFPA e, em especial, para profissionais atuantes na rede de proteção, como Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescentes, Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Exigências - Para se inscrever, o candidato deve, pessoalmente ou por meio de Procuração Pública, apresentar os seguintes documentos, de 15 a 26 de setembro de 2014: cópia do Diploma de Graduação Plena ou Declaração de Conclusão de Curso; se professor(a), diretor(a), vice-diretor(a), coordenador(a) pedagógico e técnico em educação, apresentar atestado de que esteja em pleno exercício; se concorrentes aos 20% de vagas destinadas à demanda social, apresentar comprovante de recém-formado na UFPA ou atestado de atuação na rede de proteção; cópia do Histórico Escolar da Graduação; cópia de documento de identidade com foto; cópia do CPF;  original e cópia do Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral expedida pelo Tribunal Eleitoral, com comprovação de votação nos dois turnos das últimas eleições; cópia do Certificado de Alistamento Militar para os candidatos brasileiros do sexo masculino; ficha de inscrição fornecida pela secretaria do Curso de Especialização; uma foto 3x4 recente e, se portador de diploma estrangeiro, apresentar documento de revalidação ou equivalência no Brasil.
O local e o horário das inscrições serão, em Belém, no Protocolo Geral do Instituto de Ciências da Educação (ICED), na UFPA, das 9h às 12h e das 14h às 18h; em Breves, no Campus Universitário da UFPA do Marajó-Breves, sala Executiva, Bloco Administrativo, das 8h às 12h e em Cametá, Campus da UFPA, na Secretaria de Especialização da Escola Protege, das 8h às 12h e das 15h às 18h. A prova de seleção será escrita e de caráter eliminatório, sobre tema da área educacional. A duração é de 2h, quando o candidato deverá discorrer uma questão analítico-discursiva.
Exame - A data da prova a ser aplicada é 1º de outubro de 2014, no horário das 16h às 18h. Em Belém, será realizada nas salas de aula do Bloco Fp do Campus UFPA, Setor Profissional; em Breves, no Campus do Marajó-Breves, nas salas de aula identificadas no campus; e em Cametá, no Campus da UFPA, no Auditório Maior. Os resultados sairão no dia 4 de outubro de 2014, na secretaria do curso, em cada um dos três municípios. As aulas iniciam-se em outubro de 2014 e finalizam em junho de 2015, em sua maior parte, no período noturno, com algumas aulas em horários especiais (verificar com a coordenação ou no Edital).

Serviço
Edital para curso de Especialização da “Escola que Protege” da UFPA
Data: de 15 à 26 de setembro de 2014
Local: Verificar em Edital.
Horário: Verificar em Edital
Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário