quinta-feira, 23 de abril de 2015

Congresso da SOTER: Religião e espaço público: cenários contemporâneos

http://www.soter.org.br/eventodinamico/index.php?evento=10

O 28º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciência da Religião – SOTER, que acontecerá em Belo Horizonte, no campus Coração Eucarístico da PUCMinas, do dia 14 a 17 de julho de 2015, ano em que a entidade comemora seu 30º aniversário, tratará da temática Religião e espaço público: cenários contemporâneos.

Evento tradicional da área, com avaliação Qualis A pela CAPES, em 2008, os Congressos da SOTER sempre atraem um número significativo de teólogos/as, cientistas da religião e pesquisadores/as de áreas afins do Brasil e de outros países.
Principal associação da área de Ciências da Religião e Teologia do Brasil, a SOTER mostra-se muito ativa no país – participou nos debates do Projeto de Lei sobre a regulamentação da Profissão de Teólogo/a, nas discussões sobre a Matriz Curricular do bacharelado em Teologia, nas discussões sobre o Ensino Religioso – e fora dele também – presença marcante na Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia – INSeCT –, com sede jurídica na Alemanha.
O Congresso organizado pela SOTER em 2014 reuniu cerca de 548 participantes, entre sócios/as da entidade e pesquisadores/as da área e de áreas afins. Há expectativa para o 28º Congresso em 2015. Os Congressos de cada ano se inserem no debate sobre o papel e a relevância das religiões nas sociedades em geral e na sociedade brasileira em particular, como se pode ver nos temas dos últimos eventos: 2010: As religiões e a Paz Mundial; 2011: Religião e Educação para a Cidadania; 2012: Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política; 2013: Deus na Sociedade Plural. Fé – Símbolos – Narrativas; 2014: Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas.Para 2015 o tema escolhido é Religião e Espaço Público: cenários contemporâneos, este congresso objetiva recolocar em pauta, para debate e reflexão, a situação atual da religião no espaço público e sua influência nos diversos setores da sociedade e da cultura.
A Diretoria e a Comissão Organizadora propõem para 2015 uma série de conferências, debates, Grupos de Trabalho (GTs) e Fóruns Temáticos (FTs), que propiciarão o encontro, a discussão e aprofundamento do tema central do Congresso, bem como das pesquisas que as Ciências da Religião e a Teologia e as áreas afins têm feito atualmente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário