sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PROJETO ENEM: EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE


ATENDIMENTO GRATUITO NA TEMÁTICA DA DIVERSIDADE EM PREPARAÇÃO AO ENEM
O INSTITUTO RAMAGEM é uma construção de enfrentamento à intolerância religiosa, que atua na formação de indivíduos e organizações para a cultura de paz e para mediação comunitária de conflitos, promovendo o respeito às diferenças de crença e pensamento.
Visando disseminar os valores de diálogo e compreensão das diferenças sociais e considerando que as matrizes referenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abordam estes valores, o INSTITUTO RAMAGEM propõe neste projeto a execução de uma oficina específica com foco no 5º Eixo Cognitivo comum a todas as áreas de conhecimento. Este 5º Eixo é designado de “V. Elaborar propostas (EP)” e exige que o/a participante “recorra aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural”.
O ENEM não é uma simples avaliação conteudista. O exame anual relaciona os saberes e as competências com as habilidades básicas para a intervenção na sociedade, atuação no mercado de trabalho e exercício da cidadania. Logo, os conteúdos das provas são organizados em Matrizes de Referência nas quatro áreas de conhecimento (Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias), potencializando a reflexão permanente sobre a aplicação dos conhecimentos na vida prática.
Diante da sucessão de conteúdos exigidos, o presente projeto se propõe a trabalhar o 5º Eixo designado de “V. Elaborar propostas (EP)”, visto ser norteador de temas que o INSTITUTO RAMAGEM já tem expertise (vide blog www.institutoramagem.blogspot.com).
O Projeto vai atender participantes do ENEM oriundos de escolas públicas. Os principais objetivos são:
- Fomentar reflexões sobre “diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade”;
- Estudar “A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas”.
- Elaborar coletivamente propostas e sugestões relativas aos tópicos estudados.

SERVIÇO
As escolas interessadas devem entrar em contato pelo email institutoramagem@gmail.com ou ligar para (91)980245288.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário