sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Ramagem desenvolve ações em Senador José Porfírio

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Rosa Alvarez Rebelo, da cidade de Senador José Porfírio, participaram neste mês de setembro de mais uma edição do Projeto Enem: Educação para a Diversidade.

O Projeto é uma proposta do Instituto Ramagem e consiste na execução de oficinas específica com foco no 5º Eixo Cognitivo do ENEM, comum a todas as áreas de conhecimento. Este 5º Eixo é designado de “V. Elaborar propostas (EP)” e exige que o/a participante “recorra aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural”.

A interação dos estudantes foi muito intensa, principalmente para tirar dúvidas sobre no funcionamento do ENEM. Na oficina, além de se trabalhar questões de exames anteriores, foi trabalhada a música "bate a poeira" da cantora de hip hop Karol Conka. Pois a música aborda questões da diversidade e empoderamento feminino, como podemos ouvir no trecho abaixo:

"Negro, branco, rico, pobre
O sangue é da mesma cor
Somos todos iguais
Sentimos calor, alegria e dor
Há tanta gente infeliz com vergonha da beleza natural É só mais um aprendiz que se esconde atrás de uma vida virtual
Gorda, preta, loira o que tiver que ser
Magra,santa, doida, somos a força e o poder
Basta chegar bora levanta a cabeça e vê
Vem cá, viva, sinta o que quiser você pode ser
"











Nenhum comentário:

Postar um comentário