quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Fundação Joaquim Nabuco promove Oficinas Deliberativas sobre Gênero e Relações Étnico-Raciais em Belém

O programa institucional “Educação e Relações Étnico-Raciais” da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, numa atividade de pesquisa e articulação coordenada juntamente com o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará, realizará, na cidade de Belém (PA), duas Oficinas Deliberativas sobre “Gênero e Relações Étnico-Raciais” (21/08 e 22/08) e duas Oficinas Deliberativas sobre “Pluralismo Religioso e Relações Étnico-raciais” (24/08 e 25/08).
As atividades acontecerão das 9h às 17h, no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA – Universidade do Estado do Pará – Tv. Djalma Dutra, 156 - Telégrafo, Belém – PA.

Por meio das Oficinas, a Fundaj, objetivando estimular o maior envolvimento entre a sociedade civil, academia, grupos religiosos e agentes políticos em processos de participação social nos sistemas nacionais setoriais de políticas públicas, está promovendo uma maior interlocução entre pessoas e coletivos que atuam em igrejas, movimentos e organizações sociais, assim como operadores de políticas públicas de direitos humanos, sobre as temáticas de gênero e pluralismo religioso e das relações étnico-raciais.

O modelo desta atividade permite aos participantes analisarem um problema (normalmente uma questão de relevância pública e polêmica) a fundo e exporem-se a diferentes pontos de vista, experiências e concepções de mundo. Durante a realização do evento, procura-se, ao menos, definir uma “agenda afirmativa” de diálogo, que os participantes poderão levar adiante por sua própria iniciativa.
A metodologia não visa à obtenção de consenso e não produzirá necessariamente algum compromisso por parte dos participantes, mas espera-se que possa conduzir a resultados concretos (na forma de recomendações a agentes públicos, de identificação de pontos sensíveis ou de uma agenda para atuação conjunta).
As atividades são registradas em vídeo e áudio, pela Massangana Multimídia Produções, e diversos pesquisadores ligados ao projeto produzirão análises a serem divulgadas ou publicadas oportunamente. Também deverá ser produzido um documentário de todo o projeto (que inclui ainda oficinas realizadas em Recife, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Brasília, Goiânia, São Paulo, São Leopoldo, Porto Alegre e Fortaleza).

Os interessados em mais detalhes podem entrar em contato com os coordenadores do projeto: Prof. Dr. Joanildo Burity (joanildo.burity@fundaj.gov.br) e Prof. Dr. Robson Souza (robson.souza@fundaj.gov.br).

Equipe responsável pela organização do evento em Belém
Joanildo Burity (Fundaj), Robson Souza (Fundaj/ DCR-CNPq-Facepe), Manoel Moraes (UEPA), Lilian Conceição (UPE) e Anna Luiza (UFPE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário