O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) disponibiliza gratuitamente o e-book Corpo, Cultura e Filosofia Africana em Perspectiva no link abaixo:
https://www.researchgate.net/publication/375516739_CORPO_CULTURA_E_FILOSOFIA_AFRICANA_EM_PERSPECTIVA
A obra é produto do curso ministrado pela profa. Marta Genú Soares, doutora em Educação e coordenadora do PPGED, e pelo prof. dr. Tiago Tendai Chingore, moçambicano, doutor em Filosofia e em pós-doutoramento na UEPA.
Conheça os capítulos do livro:
1 FILOSOFIA AFRICANA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA BANTU PHILOSOPHY DE PLACIDE TEMPELS: Ronaldo Pinheiro Marinho; Tiago Tendai Chingore.
2 INFÂNCIA E SABERES QUILOMBOLAS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA IDENTITÁRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: Alcione Fiel de Freitas; Tiago Tendai Chingore.
3 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA ESCOLA BRAGANTINA: Elizabeth Conde de Morais.
4 CORPO, INTERCULTURALIDADE E DOCÊNCIA: NOVAS PERSPECTIVAS ACERCA DO/A
PROFESSOR/A COM DEFICIÊNCIA VISUAL: Linda Carter Souza da Silva; Luzia Guacira dos Santos Silva.
5 SANKOFA PEDAGÓGICA: A RECONEXÃO COM O PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO: Heverton Luis Barros Reis.
6 MÃE TERRA E O CORPO TERRITÓRIO: EMERGINDO UMA ESCRITA SENSÍVEL E ENGAJADA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO A PARTIR DA MULHER QUILOMBOLA: Shirley Cristina Amador Barbosa.
7 EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA EM DEFESA DO CORPO-TERRITÓRIO-TERRA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ: John Cleber Sarmento Santiago; Vanuza da Conceição Cardoso.
8 CORPOS HUMANOS E NÃO HUMANOS DISPUTANDO ECÓTONO NUMA PERSPECTIVA
DE CONFLITO HOMEM-ANIMAL: Carlitos Luís Sitoie.
9 O TRASLADO DA RAINHA: AS VOZES NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA COM NARRATIVAS ORAIS DE MATRIZ IORUBÁ: Monise Campos Saldanha.
10 MOBILIZAÇÃO DOS TERREIROS CONTRA O RACISMO: ESTUDO DA CRIAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DE ASSASSINATOS DE LIDERANÇAS AFRORRELIGIOSAS NO PARÁ: Terence Cunha de Lucena; Tony Welliton da Silva Vilhena.
11 DESCONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO DOMINADOR E COMPREENSÃO DA BONITEZA INTERCULTURAL DOS SABERES: Eliana Santos dos Santos.
12 LUTA MARAJOARA: IDENTIDADE E SABERES CULTURAIS NA TESSITURA DE MEMÓRIAS ENTRELAÇADAS DE UM PROFESSOR: Luanna da Silva Lima; Márcia Cristina dos Santos Bandeira; Iêda Oliveira Mota; Marta Genú Soares.
13 LUTA MARAJOARA E FILOSOFIA AFRICANA: DESCONSTRUINDO SABERES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Luanna da Silva Lima; Rafael Bonneterre.
14 O JOGO EM TEATRO COMO ARTICULADOR NA INVESTIGAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CULTURAS: UM ESTUDO DE CASO NO PETEC - PROJETO DE ENSINO TEATRAL NA ESCOLA E NA CIDADE: Eduardo Augusto Martins de Melo.
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