Num contexto onde se multiplicam discursos de ódio e intolerância, sobretudo nas redes sociais, é papel da academia produzir contradiscursos que disseminem a cultura de respeito à diversidade e apreço pela democracia.
Neste mês, temos duas datas que visam a celebração e a afirmação da importância das diferenças entre os povos, raças e etnias: o dia 16 de novembro (Dia Internacional da Tolerância) e o 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra).
O Instituto Ramagem, em apoio a esses princípios, forma parceria com estudantes do Curso de Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (UEPA) na promoção de dois eventos que ocorrerão no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE/UEPA), na Av. Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém/PA.
Convidamos todas as pessoas que tenham interesse de atuação e pesquisa nesta temática a participarem.
O primeiro é o Seminário "Estratégias de Enfrentamento da Intolerância Religiosa", que será realizado no dia 08 de novembro, às 8h, na Sala de Recitais (CCSE/UEPA). Com participação de Mametu Nangetu (Conselheira Nacional de Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos e Coordenadora do Comitê Inter-religioso do Pará), Dr. Emerson Lima (Presidente da Comissão de Direito à Liberdade Religiosa da OAB/PA), Profa. Taissa Tavernard (Coordenadora do Curso de Ciências da Religião da UEPA).
O segundo é a Abertura da Exposição Fotográfica de 10 ano de Comitê Inter-religioso do Pará, que será realizada no dia 12 de novembro, às 9h, no Espaço de Convivência (CCSE/UEPA).
Agenda:
08/11 (quinta-feira) - 8h: Seminário Estratégias de Enfrentamento da Intolerância Religiosa.
Local: Sala de Recitais (CCSE/UEPA).
Com direito à certificação.
Organização: Turma do 3º ano de Ciências da Religião e prof. Tony Vilhena (disciplina Epistemologia do Fenômeno Religioso).
12/11 (segunda-feira) - 9h: Abertura da Exposição Fotográfica de 10 ano de Comitê Inter-religioso do Pará.
Local: Espaço de Convivência (CCSE/UEPA).
Organização: Turma do 4º ano de Ciências da Religião e prof. Tony Vilhena (História Contemporânea das Crenças Religiosas).
O Comitê Inter-religioso é uma interessante experiência que envolve pessoas de diferentes crenças em cooperação por um mundo sem intolerância e
exclusões decorrentes de orientações e opções religiosas, promovendo uma
cultura de paz e diálogo entre as religiões. Para conhecer mais o Comitê, acesse o seu blog (www.comiter.wordpress.com).
Dia Internacional da Tolerância: 16 de novembro, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o compromisso de trabalhar pelo diálogo e a compreensão entre todas as pessoas e comunidades, considerando que uma humanidade unida significa vivermos e trabalharmos juntos, com base no respeito mútuo e para a riqueza que nos traz a diversidade humana.
Dia Nacional da Consciência Negra: 20 de Novembro, data de morte de Zumbi dos Palmares (1695) - é referência histórica de auto-organização e resistência à escravidão no Brasil para o fomento da discussão das questões relacionadas à valorização da população negra, possibilitando uma reflexão da prática pedagógica frente à diversidade étnico-racial e a redução/eliminação das desigualdades sócio-raciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário