sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Seminário reflete sobre a necessidade de se combater a intolerância religiosa


No dia 8 de novembro, a turma do terceiro ano de Ciências da Religião, em parceria com o Instituto Ramagem, realizou no Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/UEPA - o seminário “Estratégias para o enfrentamento da intolerância religiosa”. O evento contou com a participação de professores/as do curso, dentre os quais, Taíssa Tavernard, Rosilene Pachêco Quaresma, Francisco Willams Campos Lima e Silvio Santiago-Vieira.
A atividade acadêmica iniciou com a palavra de abertura ministrada pelo aluno Walison Dias, que falou sobre seus objetivos. Logo após, a aluna Jéssica Ranieri mediou a mesa de debates que foi composta pela professora Taíssa Tavernard, professora Luciana Martins, missonária jovem católica Leidiane Gomes e a sacerdotisa afro-religiosa da Nação Angola Mametu Nangetu (coordenadora do Comitê Inter-religioso do Pará e conselheira nacional de Diversidade Religiosa). O foco das apresentações foram diversos relatos de casos de intolerância religiosa e a preocupação com a atual situação política do Brasil pós eleições.
Posteriormente, foi organizada uma segunda mesa redonda com a participação da professora Rosilene Quaresma e professores Francisco Willams Lima e Sílvio Santiago-Vieira. A ênfase dos debates foi como o processo educacional pode contribuir para a geração de respeito às diferenças, sobretudo, as religiosas.
Ao final, foram realizados sorteios de alguns exemplares de livros, destacando-se o livro "Religião e educação de surdos: desafios e métodos", que foi feito pelos alunos do terceiro ano de Ciências da Religião, a partir das oficinas de libras.



  








Texto: Nathália Castelo
Fotos: Michel Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário